Dólar opera estável com previsão sobre retomada global no radar

O dólar opera próximo a estabilidade nesta terça-feira (5) com a previsão de retomada da economia global no radar.

Por volta das 10h, o dólar variava levemente positivo a 0,018%, sendo negociado a R$ 5,5217. O mercado está atento as previsões dos economistas dos grandes bancos norte-americanos que estimam uma retomada gradual até o último trimestre do ano.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais

Além disso, segue no radar do investidor os índices internacionais que apresentam alta nesta terça e a Alemanha que exigiu esclarecimento sobre programa de compra de títulos de dívida ao Banco Central Europeu.

Economia mundial

O mercado global está atento a previsão dos economistas da Goldman Sachs e da Morgan Stanley no qual afirmaram que a economia mundial começou a se recuperar do novo coronavírus e das restrições aplicadas para combater a covid-19.

“A atividade econômica tem provavelmente se recuperado agora. Confinamentos e distanciamento social começam a diminuir enquanto muitos países reabrem suas economias com cautela”, disse economista-chefe da Sachs, Jan Hatzius, à “Bloomberg”.

O Goldman Sachs projeta que economias avançadas registrem retração média de 32% no trimestre atual, crescimento de 16% nos próximos três meses. E, uma  expansão de 13% no último trimestre.

“O maior risco negativo para as perspectivas econômicas globais é que as taxas de infecção voltem a acelerar acentuadamente à medida que a economia reabre. Afinal, nossa análise recente confirma que grande parte da melhora médica resultou de confinamentos e distanciamento social”, disse Hatzius.

Mercado internacional

Por volta das 7h40, os índices norte-americanos apresentavam valorização em seus indicadores. O futuro Dow Jones subia 0,90% e o S&P 500 futuro tinha alta de 0,88%. Por sua vez, a Nasdaq operava a +0,95%.

Saiba Mais: Índices futuros de NY operam em alta nesta terça-feira

Na Europa, os índices das bolsas operam em alta. No Reino Unido subia 0,98% e França registrava alta de 1,31%. Na Itália a bolsa valorizava 0,87% e Alemanha subia 1,24%.

Parte das bolsas asiáticas se encontram fechadas em razão do feriado. A bolsa da China não abriu devido ao feriado nacional, assim também foi no Japão e na Coreia do Sul. A bolsa de Hong Kong terminou o dia com valorização de 1,08%.

Alemanha

O Tribunal Constitucional da Alemanha exigiu nesta terça que o Banco Central Europeu (BCE) se explicasse sobre o programa de títulos de dívida pública, conhecido como quantitave easing (flexibilização quantitativa), o QE.

Os juízes afirmaram, pela primeira vez na história, que as medidas tomadas por um órgão europeu “não são cobertas nas competências europeias” e que, por isso, “elas não têm validade na Alemanha”.

Segundo o jornal “Financial Times”, o tribunal ordenou que governo da Alemanha obrigue o BCE a realizar uma avaliação da proporcionalidade de suas compras de dívidas dos governos, com objetivo de garantir que a medida não sobressai a política monetária.

Última cotação do dólar

Na última sessão, segunda-feira (4), o dólar encerrou em alta de 1,5%, cotado em R$ 5,52

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião