Dólar em alta com ata do Fed, privatizações e MP da Liberdade Econômica

O dólar opera em alta nesta quinta-feira (22) com Fed, privatizações, MP da Liberdade Econômica e Donald Trump no radar.

Por volta das 9h30, o dólar registrava alta de 0,34% sendo negociado a R$ 4,0444. O mercado está receoso quanto ao desdobramento da ata do Federal Reserve (Banco Central dos EUA) que gerou inseguranças sobre uma possível recessão econômica global.

Além disso, segue no radar dos investidores as privatizações anunciadas na última quarta-feira (21) e a MP da Liberdade Econômica aprovada.

Fed

O mercado está atento ao desdobramento da divulgação da ata do Banco Central dos Estados Unidos (Fed) que gerou certa insegurança aos investidores sobre uma possível recessão econômica global.

Confira Também: Mercados devem reagir a ata do Fed desta quarta

Os corte de juros da economia americana, de acordo com a ata da última reunião, não é uma tendência consolidada. O Fed enxerga o movimento como um “ajuste de meio ciclo” e não como um “curso pré-estabelecido” para uma sequência de redução das taxas.

No último encontro, no dia 31 de julho, o banco decidiu cortar a tarifa em 0,25 ponto percentual.

Trump pede corte de juros

O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a fazer duras críticas ao Banco Central dos Estados Unidos (Fed, sigla em inglês) e ao presidente do banco, Jerome Powell, na última quarta-feira (21).

Durante a semana, Trump tem criticado as políticas monetárias do Fed, pois segundo o mandatário, tem dificultado o crescimento econômico dos EUA. Além disso, de acordo com o presidente, Powell tem impossibilitado o desenvolvimento econômico devido a sua posição democrata que é opositória ao governo Republicano.

Confira Também: Trump recua em proposta de redução de impostos

“Indo muito bem com a China e outros acordos comerciais. O único problema que temos é Jay Powell. Ele é como um jogador de golfe que não consegue jogar, não tem talento. Grande crescimento dos EUA se ele fizer a coisa certa, um corte grande – mas não conte com ele”, escreveu o mandatário em sua rede social.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

MP da liberdade econômica

O Senado aprovou na noite da última quarta-feira (21) a Medida Provisória (MP) 881 da Liberdade Econômica.

A proposta havia sido aprovada na Câmara dos Deputados, e agora segue para o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionar, vetar parcialmente ou vetar na íntegra o texto da MP da Liberdade Econômica.

Saiba Mais: MP da Liberdade Econômica é aprovada no Senado; trabalho aos domingos é retirado

No decorrer da votação da última quarta-feira (21), os senadores retiraram da MP o trecho aprovado pela Câmara no que diz respeito à permissão de trabalho aos domingos e feriados. Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, disse que o item será discutido posteriormente como um projeto de lei.

Privatizações

O governo federal divulgou na última quarta-feira (21) um plano para a privatização de nove estatais. O anúncio ocorreu no Palácio do Planalto após uma reunião de Jair Bolsonaro com os representantes do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).

Confira a Lista: Governo federal anuncia plano de privatização de nove estatais

A desestatização das companhias depende ainda da aprovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Última cotação do dólar

Na última sessão, na quarta-feira, o dólar encerrou em queda de 0,499% negociado a R$ 4,0314.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião