Dólar abre em leve alta após tom ameno de Donald Trump

O dólar opera em queda nesta quinta-feira (9) após o tom apaziguador de Donald Trump em entrevista coletiva na última quarta-feira (8).

Por volta das 9h20, o dólar registrava uma leve alta de 0,21% sendo negociado a R$ 4,0586. O mercado aguarda a assinatura do acordo para a conclusão da primeira fase da guerra comercial.

Ademais, os investidores estão atentos à divulgação do IBGE sobre a Produção Industrial de novembro de 2019.

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o país imporá novas sanções econômicas ao Irã, durante um discurso nesta quarta-feira (8), na Casa Branca.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Ele não detalhou as medidas, e também condenou a postura do país do Oriente Médio em relação a armas nucleares e terrorismo. O mandatário, no entanto, desejou paz ao Irã e não fez promessas de retaliação ou conflito armado após o ataque a bases americanas em Bagdá, ocorrido na última terça-feira (7).

O presidente dos EUA afirmou que o Irã “parece estar desistindo, o que é uma coisa boa para todas as partes envolvidas e uma coisa muito boa para o mundo”. Trump também disse que os EUA não precisa do petróleo do Oriente Médio.

Guerra comercial

O vice-premiê chinês Liu He viajará a Washington na próxima semana para assinar o acordo que conclui a primeira fase da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

O governo do presidente norte-americano Donald Trump adiou os aumentos de tarifas em outubro, em uma das últimas negociações sobre a guerra comercial. No entanto, as tarifas punitivas impostas anteriormente por ambas as potências permanecem vigentes, o que ameça o crescimento econômico global.

Veja também: Ações da Saudi Aramco são pressionadas pelas tensões geopolíticas

O vice-primeiro-ministro chinês vai liderar a delegação de seu país de segunda-feira a quarta-feira na capital estadunidense, segundo o porta voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng.

Produção industrial

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta quinta-feira (9) que o setor industrial, em novembro de 2019, apresentou uma queda de 1,2%. Segundo o instituto, houve um declínio na produção das quatro grandes categorias econômicas e em 16 das 26 atividades pesquisadas nessa comparação.

Veja também: Banco Mundial reduz previsão de crescimento do PIB global para 2020

O resultado apaga parte do crescimento de 2,2% acumulada no período agosto a outubro do ano passado. Dessa forma, o setor industrial se encontra 17,1% abaixo do patamar recorde alcançado em maio de 2011. O setor industrial acumula queda de 1,1% no ano.

Na comparação com novembro de 2018, o total da indústria caiu 1,7%, interrompendo dois meses seguidos de resultados positivos:

  • setembro (1,1%)
  • outubro (1,1%)

Última cotação do dólar

Na última sessão, quarta-feira, o dólar encerrou em queda de 0,315% cotado a R$ 4,0519.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião