Balanços da semana

Dólar abre em alta; Lava Jato, CPMF e produção industrial impactam

O dólar opera em alta nesta sexta-feira (23) atento à operação da Lava Jato, “nova CPMF” e produção industrial.

Por volta das 9h20, o dólar registrava alta de 0,422% sendo negociado a R$ 4,0928. O mercado está receoso quanto ao desdobramento de mais uma operação da Lava Jato, com buscas e apreensão no banco de investimentos BTG Digital.

Além disso, segue no radar dos investidores o anúncio de uma “fase teste da nova CPMF” e os dados sobre a produção industrial no País.

64ª Operação Lava Jato

Na manhã desta sexta-feira (23), a Polícia Federal realiza buscas na sede do banco BTG Pactual, em São Paulo e no Rio de Janeiro, no desdobramento da 64ª Operação Lava Jato.

De acordo com a PF, a operação apura crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro que estão relacionados a recursos contabilizados na planilha da Odebrecht.

Saiba mais: Polícia Federal faz buscas no BTG Pactual em desdobramento da Lava Jato

Os agentes federais estão cumprindo os mandados na casa do banqueiro André Esteves, sócio do banco, no Rio de Janeiro. A ex-presidente da Petrobras Graça Foster também é alvo na operação.

“Nova CPMF” será testada entre seis meses a um ano

De acordo com a publicação da última quinta-feira (22) pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, A equipe econômica do governo federal deve testar o novo imposto sobre transações financeiras, que é moldado na antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), durante um período de seis meses a um ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O intuito da equipe é calibrar a capacidade de arrecadação da “nova CPMF” para substituir a carga tributária sobre a folha de pagamento, que atualmente financia a Previdência Social.

Confira: “Nova CPMF” deverá ser testada durante seis meses a um ano

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu publicamente a criação do imposto na última quarta-feira (21). Segundo o economista, deve caber aos políticos a decisão sobre a adoção do novo imposto.

Produção industrial no Brasil

De acordo com o índice calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta quinta-feira (22), a produção industrial demonstrou alta na mudança de junho para julho deste ano.

O índice de evolução da produção chegou a 53,0 pontos, após um aumento de 9,6 pontos na comparação mensal. Dessa forma o indicador se situa 5,0 pontos acima da média histórica.

Veja: Produção Industrial do Brasil registra aumento em julho, diz CNI

Trata-se do maior valor desde outubro de 2018, além do maior valor para o mês de julho desde o início da série histórica mensal, em 2010.

Última cotação do dólar

Na última sessão, na quinta-feira (22), o dólar encerrou em alta de 1,146%, negociado a R$ 4,0776.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião