Dólar abre em alta devido aos desdobramentos da guerra comercial e PIB britânico

O dólar inicia esta segunda-feira (30) em alta com novos desdobramentos na guerra comercial, PIB do Reino Unido e informações sobre o impeachment de Trump.

Por volta das 9h20, o dólar operava em alta de 0,123% sendo cotado a R$ 4,1607. O mercado segue atento aos novos capítulos da disputa comercial.

Além disso, segue no radar dos investidores o processo do impeachment do presidente estadunidense e informações sobre a economia britânica.

Guerra Comercial

O mercado internacional segue cauteloso quanto aos novos capítulos da disputal comercial entre EUA e China.

Em artigo no Global Times, Pequim considerou que as possíveis restrições do governo norte-americano aos investimentos dos EUA na China não serão simples e devem afetar de forma brusca a economia estadunidense.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Entretanto, a secretária assistente de assuntos públicos do Tesouro dos Estados Unidos, Monica Crowley, disse que nota que “o governo não está pensando em impedir as empresas chinesas de listarem ações nas bolsas de valores dos EUA no momento”, segundo a CNBC, canal da TV americana que trata sobre negócios e mercado financeiro.

Contração na economia britânica

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido reportou a contração de 0,2% no segundo trimestre deste ano. As informações foram confirmadas nesta segunda-feira (30) pela agência nacional de estatísticas britânica (ONS) ao apresentar o cálculo definitivo.

Essa contração nos meses entre abril e junho, que a ONS (Office for National Statistics) já havia previsto num primeiro estudo, demonstra que o país poderá atravessar uma recessão técnica caso a economia volte a contrair no terceiro trimestre de 2019.

Confira: Boletim Focus reduz previsão da taxa Selic a 4,75%

Outros indicadores da economia britânica mantêm-se estáveis apesar da incerteza gerada pelo Brexit, a saída da União Europeia. O desemprego segue em 3,8% e a inflação em 1,7%.

Impeachment de Trump

O Presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Estados Unidos, Adam Schiff, afirmou no último domingo (29) que o Congresso norte-americano também está trabalhando para obter acesso às ligações do presidente Donald Trump com o presidente da Rússia, Vladmir Putin, entre outros líderes mundiais.

Schiff afirma que existe a preocupação de que o mandatário possa ter comprometido a segurança nacional.

Veja também: Trump afirma que não há acordo para suspender sanções contra o Irã

Na última terça-feira (24), a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um processo de impeachment contra o presidente estadunidense.

Trump é acusado pelo Partido Democrata de violar as leis tentando pressionar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a reabrir um processo contra o filho do ex-vice-presidente do país, Joe Biden, futuro candidato à presidência dos EUA em 2020.

Última cotação

Na última sessão, na sexta-feira (27), o dólar fechou em queda de -0,132%, sendo negociado a R$ 4,1563.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião