Balanços da semana

Dólar opera em alta devido ao preço do petróleo e reunião do Fed

O dólar opera em alta nesta terça-feira (17), com preço do petróleo, reunião do Fed e a reforma tributária em tramitação no Congresso.

Por volta das 9h10, o dólar registrava alta de 0,15% sendo negociado a R$ 4,0962. O mercado está atento ao desdobramento dos ataques às instalações petrolíferas na Árabia Saudita.

Além disso, segue no radar dos investidores, a expectativa sobre a reunião do Federal Reserve (Fed) que acontecerá na próxima quarta-feira (18).

Petróleo

O presidente Jair Bolsonaro disse que, em conversa com o Presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Roberto Castello Branco, foi decidido que não haverá mudança no preço do combustível, mesmo com a alta do preço do petróleo.

Em entrevista à TV Record na última segunda-feira (16), o mandatário brasileiro garantiu que a Petrobras não irá mexer no preço dos combustíveis após o ataque às instalações da Saudi Aramco no último sábado (14).

Veja também: Petrobras registra alta na bolsa após preço do petróleo atingir marca histórica

“A tendência natural é seguir o preço internacional que vem da refinaria para a bomba, no final das contas. O governo federal já zerou os impostos da Cide e não podemos exigir nada de governadores no tocante ao ICMS. Conversei agora há pouco com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e, como é algo atípico, ele não deve mexer no preço do combustível” afirmou o presidente.

Reunião do Fed

A guerra comercial entre EUA e China levanta preocupações em relação aos possíveis resultados de uma desaceleração global.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Entretanto, além disso, a elevação dos preços mundiais do petróleo podem fazer com que os o Fed seja mais conservador. O aumento da cotação do petróleo, elevando também os preços de energia, fez com que os mercados internacionais fiquem mais receosos quanto a um novo corte da taxa básica de juros nos Estados Unidos.

De acordo com a CNBC, o crescimento do custo do petróleo colaborou com a ideia de que o Fed poderia não ter tanta pressa em diminuir em 0,25% sua taxa de juros, conforme o esperado.

Reformas no Congresso

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, afirmou que o Poder Executivo tem colaborado para que a reforma tributária seja analisada.

Maia afirmou que pretende conversar com o senador Davi Alcolumbre nesta terça-feira (17) para organizar a pauta a ser discutida e o pacto federativo.

“Não adianta resolver só o tema da tributária. As despesas públicas estão crescendo e, se a gente simplificar e não resolver o lado das despesas, daqui a pouco, a gente vai continuar aumentando dívidas ou criando novos impostos”, disse Maia.

De acordo com o presidente da Câmara, a reforma tributária será votada em ao menos uma das casas ainda em 2019.

Última cotação do dólar

Na última sessão, segunda-feira (16), o dólar encerrou com uma alta de 0,061%, sendo negociado a R$ 4,0905.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião