Grana na conta

Dólar em alta com expectativa de redução das taxas básicas de juros dos EUA e Brasil

O dólar inicia em alta, nesta quarta-feira (18) com as decisões sobre as taxas básicas de juros do Brasil e dos Estados Unidos.

Por volta das 9h40, o dólar registrava variação positiva de 0,179% sendo negociado a R$ 4,0846. O mercado nacional e internacional está atento a possibilidade de corte de juros das taxas básicas.

Além disso, segue no radar dos investidores a retomada de uma parte da produção de petróleo da Arábia Saudita.

Fed

O mercado internacional está atento a reunião do Comitê dos EUA (FOMC, sigla em inglês) para a redução da taxa básica de juros americano, que ocorrerá nesta quarta-feira (18), às 15h.

O Banco Central americano, Federal Reserve (Fed), é pressionado regularmente pelo presidente Donald Trump. O mandatário pede ao Fed que acelere o ritmo da redução de juros. Ademais, Trump informou que deseja que de 2,25% a taxa fique a zero, como ocorre na Zona do Euro, ou fique negativo.

Confira Também: Agenda do Dia: Fed e Selic; Grupo XP; Marfrig; Itaú; Cemig

“O Banco Central Europeu, agindo rapidamente, cortou as taxas em 10 pontos base. Estão tentando, e sendo bem sucedidos, depreciar o Euro ante um dólar MUITO fortalecido, prejudicando exportações americanas”, disse Trump em sua rede social, no dia 12 de setembro.

Taxa Selic

O mercado nacional está atento ao anuncio do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a decisão de juros. Especialistas prevem um recuo de 0,5 ponto percentual da taxa básica de juros (Selic), para 5,5% ao ano.

No dia 31 de julho, o Copom decidiu reduzir a Selic em 0,5 ponto percentual. A taxa que era de 6,5% agora é de 6%.

Arábia Saudita vai repor produção de petróleo mais cedo do que o esperado

Após os ataques as instalações da maior petroleira do mundo Saudi Aramco as cotações do petróleo registraram queda de quase 20%. A Arábia Saudira havia anunciada a suspensão temporária da produção diária de 5,7 milhões de barris. Esse valor é equivalente a 6% do abastecimento mundial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

No entanto, na última terça-feira (17), o ministro da energia do país, o príncipe Abdulaziz bin Salman anunciou que as instalações petroleiras retomaram parte da produção. Após os anúncios, os preços do petróleo voltaram a cair e as ações da Petrobras também.

Última cotação do dólar

Na última sessão, terça-feira (17), o dólar encerrou o pregão em queda de -0,306% sendo vendido a R$ 4,0780.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião