Dólar opera próximo da estabilidade com Brexit e guerra comercial no radar

O dólar opera próximo da estabilidade nesta quarta-feira (16) com Brexit, guerra comercial e aprovação do megaleilão no Senado no radar

Por volta das 10h, o dólar registrava alta de 0,05% sendo negociado a R$ 4,1656. O mercado está positivo quanto ao posicionamento dos representantes do Brexit que veem possíveis avanços nas negociações.

Segue no radar dos investidores a tensão política entre as duas maiores economias do mundo após EUA apoiar a Lei dos Diretos Humanos em Hong Kong. Além disso, o Senado Federal aprovou a cessão onerosa.

Brexit

Os negociadores da saída do Reino Unido da União Europeia veem avanços no Brexit.

O negociador da União Europeia, Michel Barnier, disse nesta terça-feira (15), que um acordo com o Reino Unido é possível. Além disso, o Ministro britânico, Steve Barclay, disse que “ainda é muito possível” alcançar um acordo, ainda que as “discussões sigam em cursos”.

Confira Também: Brexit: UE informa que intensificará negociações com Reino Unido

Barnier e Barclay devem se encontrar em breve para tentar avançar as negociações antes da próxima quinta-feira (17) e sexta-feira (18).

Guerra comercial

Mesmo com o possível acordo parcial entre Estados Unidos e China, o mercado internacional segue atento ao desdobramento, devido as falas do Ministério da China sobre a decisão do Congresso norte-americano de apoiar a Lei dos Direitos Humanos em Hong Kong.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/443befa6-ebook-investindo-em-reits.png

“A situação atual em Hong Kong não tem nada a ver com direitos humanos ou democracia. A verdadeira questão é acabar com a violência em breve, restaurar a ordem e proteger o Estado de Direito”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang.

“A China está determinada a tomar fortes medidas em resposta às decisões erradas do lado americano, para defender sua soberania, segurança e interesses de desenvolvimento”, completou Shuang.

Senado aprova distribuição dos recursos do megaleilão

O projeto que divide os recursos do megaleilão de petróleo com estados e municípios foi aprovado pelo Senado na última terça-feira (15). O texto base foi aprovado com 68 votos favoráveis e nenhum contrário.

O texto do megaleilão segue para a sanção do Presidente da República. A conclusão desse projeto deve destravar a reforma de Previdência, prevista para para o dia 22 na Casa.

Saiba Mais: Senado aprova distribuição dos recursos e megaleilão segue para sanção presidencial

O leilão, equivalente à chamada cessão onerosa, será realizado no dia 6 de novembro. Trata-se do petróleo excedente em uma região em que a Petrobras (PETR3; PETR4) atuava. O contrato da União com a petroleira nacional, firmado em 2010, estimava a retirada de um menor volume de barris do que o local tem capacidade.

Última cotação do dólar

Na última sessão, terça-feira (15), o dólar encerrou em alta de 0,891% sendo vendido a R$ 4,1653.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião