Dólar em alta com o desdobramento do acordo parcial sobre guerra comercial

O dólar inicia a semana em alta acompanhando o desdobramento da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Nesta segunda-feira (14), por volta das 10h, o dólar registrava alta de 0,696% sendo negociado a R$4,1227. Apesar do acordo comercial alcançado na última sexta-feira (11), a China informou que deseja ter mais conversas até o final de outubro para acertar detalhes.

Além disso, segue no radar dos investidores a reunião entre o FMI e o Banco Mundial sobre a economia global.

Guerra comercial

Na última sexta-feira, os Estados Unidos e a China chegaram a um acordo parcial sobre a guerra comercial.

No acordo, a China teria aceitado concessões agrícolas para os produtos norte-americanos. Em troca, os EUA amenizariam a alta das tarifas alfandegárias prevista para ocorrer na próxima semana. Uma escalada que poderia levar a guerra comercial para outro patamar.

O acordo entre China e EUA é apenas provisório, e está sujeito a alterações. Entretanto, é um sina positivo que chega poucas horas antes do aguardado encontro entre o presidente Donald Trump e o vice-primeiro ministro chinês, Liu He.

Confira Também: Agenda do Dia: Banco Inter; Caixa; WeWork; Banco Pan; Nestlé

No último domingo (13), o mandatário dos EUA publicou em seu Twitter que decidiu não elevar as tarifas de 25% para 30% em 15 de outubro.

“Terminamos a grande parte da fase um do negócio e seguremos diretamente para a fase dois. O contrato da fase um pode ser finalizado e assinado em breve”, informou Trump.

Apesar do otimismo, a agência de notícias “Bloomberg”, informou que a China quer mais diálogos até o fim de outubro para acertar detalhes da primeira fase.

FMI e Banco Mundial

A partir desta segunda-feira, até o próximo domingo (20), o Fundo Internacional (FMI) e o Banco Mundial se reúnem para debarem questões importantes sobre a economia global. O evento reunirá banqueiros, diretores financeiros e políticos em Washington, EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A nova diretora do FMI, Kristalina Georgieva, salientou na última terça-feira (8), que a economia mundial está desacelerando. “O crescimento este ano irá cair para a menor taxa desde o começo da década”, informou Georgieva.

Os principais assuntos que deverão ser debatidos neste evento são:

  • guerra comercial
  • Brexit
  • recessão na Europa.

Última cotação do dólar

Na última sessão, sexta, o dólar encerrou o pregão em queda de -0,684% vendido a R$ 4,095.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião