Dólar abre em queda com bolsas asiáticas, Copom e coronavírus no radar

O dólar inicia em queda nesta quarta-feira (5) com a alta das bolsas asiáticas, coronavírus, Copom e impeachment de Donald Trump no radar.

Por volta das 9h30, o dólar variava negativamente a 0,402%, sendo negociado a R$ 4,2382. O mercado está atento as bolsas asiáticas que encerraram em alta nesta quarta.

Além disso, os assuntos que movimentam a moeda norte-americana: número de vítimas do coronavírus aumenta, Câmara aprova projeto de medida de emergência para conter o vírus, primeira reunião do Copom acontece nesta quarta, EUA deve encerrar hoje a tramitação do impeachment de Trump.

Bolsas asiáticas

As bolsas da China seguem o mesmo ritmo do dia anterior, em alta. A bolsa de valores de Shenzen encerrou em alta de 2% e a de Xangai em 1%. Em Hong Kong, a alta foi de 0,52%, e no Japão, de 1,52%. O índice MSCI de ações de Ásia-Pacífico, excluindo o Japão, subiu 0,6%.

Coronavírus

O governo da China informou na última terça-feira (4) (quarta-feira 5 no horário local) que o número de mortes provocadas pela epidemia de coronavírus superou 492 pessoas. As autoridades chinesas também informaram que no total há 24 mil pessoas infectadas pelo coronavírus. Somente no dia 4 de fevereiro foram 4 mil novas infecções.

Veja Também: Agenda do Dia: Bradesco; Locaweb; Eletrobras; Cielo; Selic; Oi

No Brasil, a Câmara aprovou projeto de lei que prevê medidas emergenciais para facilitar o retorno dos brasileiros que se encontram no epicentro do coronavírus. O texto segue para análise do Senado, nesta quarta-feira (5).

Copom

A primeira reunião do Comitê de Politica Monetária (COPOM) em 2020 acontece nesta quarta-feira (5). A expectativa do mercado é que sejam cortados mais 0,25% da taxa básica de juros (Selic). Dessa forma, a taxa passaria de 4,5% para 4,25% e atingiria um novo recorde da mínima histórica.

Veja Também: Boletim Focus diminui projeção para IPCA pela 5ª vez consecutiva

É importante salientar que, em dezembro, o Copom não especificou se cortaria a taxa neste início de ano, ou se iria parar com o processo de afrouxamento monetário.

Impeachment de Trump

O Senado dos Estados Unidos encerra nesta quarta-feira (5) o julgamento de impeachment do presidente norte-americano, Donald Trump.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Para que o mandatário saia do cargo, é necessário que dois terços dos 100 senadores votem para que isso ocorra, no entanto, 53 republicanos indicaram que não iriam votar contra a posição do seu partido. A expectativa é de que o presidente seja absolvido e mantido na presidência.

Última cotação do dólar

Na última sessão, terça-feira (4), o dólar encerrou em alta de 0,22%, cotado em R$ 4,25.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião