Dólar em alta com tramitação de reformas no Congresso no radar

O dólar reverte queda da última sessão e inicia esta quinta-feira (23) em alta. As movimentações do centrão para aprovação das reformas Tributária e da Previdência, movimentam o mercado neste pregão.

Por volta das 9h20 o dólar registrava uma alta de 0,421% sendo negociado a R$ 4,0572 na venda. No pregão desta quinta, os destaques ficam com a ata da última reunião do Federal Open Market Committe (Fomc), a aprovação da Medida Provisória da Reforma Administrativa na Câmara dos Deputados, que reduziu de 29 para 22 ministérios e a tramitação da Reforma Tributária, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última quarta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/seculus_suno_desktop_3.jpg

Reforma Administrativa

O texto-base da Medida Provisória da Reforma Administrativa do governo do presidente Jair Bolsonaro, foi aprovada e reduziu os ministérios de 29 para 22. No entanto, para que seja realmente concluída a aprovação, duas propostas de alteração do texto serão analisadas nesta quinta-feira (23).

Saiba mais: Câmara vota nesta quinta último ponto da reforma administrativa; entenda

A proposta aprovada ainda transferiu o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), responsável pelo combate a fraudes financeiras e de lavagem dinheiro. do Ministério da Justiça e Segurança Pública para o Ministério da Economia.

Saiba mais: Câmara aprova transferência do Coaf para o Ministério da Economia

Reforma Tributária

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, aprovou na última quarta feira (22) a tramitação da reforma do sistema tributário nacional.

A reforma foi escrita pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e pelo economista e diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), Bernard Appy. Nela está prevista a substituição de cinco tributos por um só. Dessa forma, PIS, Cofins, IPI, ICMS, e ISS se tornariam o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Saiba mais: Reforma tributária poderá alterar preços de cigarros e bebidas alcoólicas

Reforma da Previdência

Na última quarta, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que, em sua opinião, será difícil manter os estados na proposta de reforma da Previdência que tramita na comissão especial atualmente.

“Eu acho que vai ser difícil que eles [os estados] fiquem, mas eu, pessoalmente, continuo solitariamente defendendo que o sistema é único. Não adianta resolver parte da doença do corpo, porque se você resolver parte da doença e deixa a outra doente, morre o corpo inteiro. A federação é um sistema. Não adianta revolver o problema previdenciário da União e deixar a Previdência dos estados gerando déficits enormes”, declarou Rodrigo Maia.

No entanto, o presidente da Câmara afirma que caso as previdências dos Estados sejam excluídas da reforma enviada ao Congresso, os déficits seguiram crescendo. De acordo com Maia, no médio e longo prazo os governos estaduais não conseguirão cuidar de pastas como a de segurança pública.

Postura paciente do Fed

A ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central americano) movimenta o mercado. De acordo com os integrantes do banco, a postura paciente da instituição sobre a política monetária deve ser mantida “por algum tempo”, devido a falta de necessidade para aumentar os juros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Banner-Noticias-1000x325-9.png

Última cotação

Na última sessão, na quarta-feira (22), o dólar recuou 0,1888% sendo negociado a R$ 4,0402.

Tags
Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião