Confira os dois grandes motivos que derrubaram Wall Street nesta quinta

Pressionado pelo cenário externo, o Ibovespa fechou nesta quinta (20) em queda. Registrou -0,47%, aos 85.269 pontos, com volume financeiro ficando em R$ 16.160 bilhões.

O mercado brasileiro acenava para fortes ganhos pela manhã. A situação, no entanto, mudou com a abertura da bolsa americana. Os índices passaram a cair e o Ibovespa se fixou no negativo. A bolsa brasileira até chegou a subir, mas as tensões em Wall Street não ajudaram. Houve dois principais eventos que contribuíram para isso.

Saiba mais: Ibovespa tem queda de-0,47% e soma 85.269,29 pontos

Shutdown

As bolsas norte-americanas despencaram após novo temor em relação à possível paralisação do governo estadunidense (shutdown). O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segue ameaçando parar os trabalhos caso o orçamento para a construção do muro na fronteira com o México seja reprovado. O presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, afirmou que Trump não vai assinar o orçamento – o que suspende as atividades do governo a partir desta sexta (21). “Tivemos um encontro longo e produtivo com o presidente”, disse Ryan a jornalistas. “Ele nos informou de que não vai assinar o orçamento que saiu ontem à noite do Senado por causa de suas legítimas preocupações com a segurança nas fronteiras.”

Donald Trump quer US$ 5 bilhões para a construção do muro. Assim, a decisão do republicano lança mais caos na disputa final para manter o governo em funcionamento durante o Natal e o Ano Novo. Seu desejo por recursos para o muro deixa um caminho pouco claro para o Congresso americano. Líderes democratas afirmaram com convicção de que não vão aprovar dinheiro para a construção.

Paul Ryan, entretanto, disse que os deputados do Partido Republicano vão voltar à Câmara e encontrar uma solução que inclua o financiamento para a obra. Mas não se sabe que tipo de alternativa passaria no Congresso. Mesmo se a Câmara, que é comandada pelos republicanos, aprovar a inclusão de gastos com o muro, os democratas, maioria no Senado, poderiam derrubá-la. Vários parlamentares já deixaram Washington, e Trump fará o mesmo na sexta-feira para passar as férias na Flórida.

Juros nos Estados Unidos

Investidores ficaram frustrados com a decisão do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) em aumentar pela quarta vez neste ano a taxa de juros. O Fomc elevou na última quarta (19) seu juro básico em 0,25 ponto percentual, para a faixa de 2,25% a 2,50%. Entretanto, o banco reduziu a quantidade de aumentos previstos para 2019, de três para dois. Mas os mercados consideravam a hipótese de o Fed não elevar os juros no próximo ano.

Declarações de Jerome Powell, chairman do Fed, tampouco agradaram. Ele disse que o banco central estava satisfeito com seu programa para reduzir o balanço. E acrescentou que não tem planos para mudá-lo. Os investidores enxergaram nisso sinais para um eventual aperto monetário. Afinal, o Fed está reduzindo o balanço fazendo menos compras, como títulos do Tesouro e hipotecas.

 

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião