Dívida pública deve começar a recuar em 2023, diz Tesouro Nacional

Mesmo após a aprovação da reforma da Previdência e a execução do teto de gastos, a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) deve começar a cair em 2023, disse o Tesouro Nacional. A projeção está no relatório divulgado pelo Banco Central (BC) na última quarta-feira (30), avaliando as perspectivas para a dívida pública brasileira.

De acordo com o Tesouro, a dívida pública, levando em consideração o endividamento bruto da União, dos estados e dos municípios, deverá acabar o ano em 80,8% do Produto Interno Bruto (PIB) e permanecer em alta até chegar em 81,8% em 2022.

Levando em consideração o retorno dos superávits primários, que é a garantia de pagamento dos juros da dívida pública, a dívida bruta começaria a cair lentamente em 2023, até chegar a 73,5% do PIB em 2028.

Confira: Bradesco registra lucro líquido de R$ 6,5 bilhões no 3T19

A Dívida Líquida do Setor Público (DLSP), que agrega o que o governo tem a pagar e a receber, chegaria ao ponto mais alto de de 64,8% do PIB em 2024. A partir do ano seguinte, cairia até chegar em 61,5% em 2028.

O panorama estudado leva em consideração o crescimento médio anual de 2,44% do PIB de 2020 a 2028 e taxa básica de juros (Selic) por volta de 6,59% ao ano no durante este período.

Perspectivas macroeconômicas podem favorecer a dívida pública

Mansueto Almeida, secretário do Tesouro, salientou que os resultados dos cortes da Selic, no menor patamar na sua série histórica, foram computados nas projeções e vão beneficiar a trajetória da dívida pública nos próximos anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“Nossa dívida pública tem um prazo médio muito baixo, em torno de quatro anos. Isso significa que, nos próximos quatro anos, a dívida pública vai ser renovada com juros muito mais baixos que as taxas anteriores”, afirmou Mansueto.

O secretário ressaltou que, há três anos, a taxa Selic estava em 14,25% ao ano, contra 5% atualmente. “Estamos num cenário de juros impensável há três anos. Isso exige um primário menor para colocar a dívida em trajetória de queda”, acrescentou.

Mesmo que as previsões considerem a taxa de juros baixa, o teto de gastos e a aprovação da reforma previdenciária, o secretário afirmou que a dívida pública pode recuar mais que o esperado com o leilão da cessão onerosa dos barris de petróleo da camada pré-sal.

Saiba mais: Magazine Luiza prepara oferta de 90 milhões de ações ordinárias

Além disso, a devolução extra de R$ 30 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Tesouro e a realização de algumas privatizações podem beneficiar as contas federais.

Apesar da contenção e do menor endividamento do endividamento do governo nos anos a seguir, o relatório reforçou que a dívida bruta, indicador utilizado como parâmetro nas comparações internacionais, continuará elevada em relação a outros países semelhantes ao Brasil.

A Dívida Bruta do Governo Geral terminou o ano passado em 77,2% do PIB, contra a média de 50,8% nas economias emergentes de renda média.

Veja também: Caixa quer reduzir taxa do FGTS em 0,5% para permanecer com monopólio

O distanciamento é ainda maior se comparado com países emergentes com maior grau de investimento. Essas economias chegaram ao fim de 2018 com sua dívida pública de 43,7% do PIB, em média.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião