Balanços da semana

Diretor-geral da OMC espera redução das tensões entre EUA e China

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, declarou esperar uma redução das tensões entre EUA e China. O diplomata brasileiro falou nesta quinta-feira (20) com os jornalistas.

Saiba mais: China pede para OMC suspender disputa sobre economia de mercado 

O diretor-geral da OMC falou sobre a reunião do G20 que será realizada em Osaka, no Japão, na próxima semana. Segundo Azevêdo os líderes mundiais deveriam tomar medidas concretas em relação ao comércio e não apenas renovar pedidos para aliviar as tensões comerciais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Segundo o diplomata, uma reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, seria “um sinal bem-vindo”.

Relatório publicado na próxima semana

Azevêdo afirmou que a OMC publicará seu relatório de monitoramento mais recente na semana que vem. O documento deverá mostrar como as economias do G20 estão criando novas barreiras comerciais acima da média histórica, sem sinal de redução desta tendência.

Saiba mais: EUA vencem China na OMC em disputa contra cotas de importações 

“No que toca a OMC, esperamos que as medidas de restrição ao comércio sejam revertidas em algum momento, porque elas estão – como eu já disse antes – afetando o crescimento da economia e do comércio globais”, declarou Azevêdo.

O diplomata explicou como é claro que Trump vê as tarifas como uma ferramenta importante para ganhar terreno na negociação. O presidente dos EUA se auto-denominou “homem tarifa”. Ele fez um uso crescente  de altas tarifas de importação ou da ameaça de imposição dessas tarifas.

Saiba mais: OMC aponta para comércio global fraco no segundo trimestre 

O presidente norte-americano não seria o primeiro a fazer isso. Entretanto, as tarifas alfandegarias mais elevadas poderiam romper cadeias de fornecimento, deter o investimento e aumentar ainda mais o já elevado nível de incerteza global.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Então eu não acho que estamos falando de uma situação onde haja um vencedor, francamente. Todos perdem. E quanto mais pobre e mais vulnerável é o país, quanto mais pobre e mais vulnerável é o cidadão, mais negativamente ele é afetado”, explicou o diretor-geral da OMC.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião