Balanços da semana

Processo de digitalização da Via Varejo faz com que ela dispare na bolsa

As ações da Via Varejo (VVAR11) estão no topo do ranking de ganhos do Ibovespa de hoje, com alta de 8,09% no momento da redação (13h18), para R$14,83. O motivo da valorização repentina é o anúncio da parceria da companhia com a AirFox Brasil para desenvolver soluções de pagamento móvel e banco digital, com garantia da opção de comprar até 80 por cento da empresa em até três anos.

Esse processo representa mais um passo no processo de digitalização da Via Varejo, dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio. A implantação completa está prevista para fins de 2019 e passa a ser mais uma solução digital para a integração completa entre a CNova e a Via Varejo neste mês.

A XP Investimentos apresentou uma análise em que vê a notícia como positiva, considerando estratégica para integração com meio de pagamentos, pois a solução oferece uma carteira digital, com diversas funcionalidades, como pagamento de carnê e transferências entre usuários.

A Mirae Asset também vê a notícia como positiva, mas não acha que seja o bastante para reverter a forte queda que a VVAR11 tem apresentado. “Continuamos recomendando a compra, acreditando que a Via Varejo continuará apresentando resultados positivos e surpreendendo nos próximos trimestres e por esse motivo continuamos reiterando a compra, com upside de 118%’.

Os analistas da corretora lembram também que a participação detida pelo Pão de Açúcar . A VVAR11 negocia a um múltiplo EV/Ebitda 2018 de 4,8x e de 3,9x parta 2019, sendo que atualmente é a que tem um dos maiores upsides e um dos menores múltiplos do setor, de acordo com a corretora.

O acordo entre a Via Varejo e a AirFox Brasil dará aos clientes a opção de autenticar e digitalizar faturas, e também de pagar carnês da Casas Bahia via aplicativo de celular. A Via Varejo emite mais de 300 mil carnês por mês dentro das lojas, segundo a empresa.

“Num primeiro momento, nosso objetivo é digitalizar nosso carnê… Hoje o processo é automatizado, mas ainda leva tempo e a experiência do cliente está longe do ideal”, disse Felipe Negrão, diretor de finanças e relações com investidores da Via Varejo, Felipe Negrão.

O acordo representa um movimento de modernização num setor em que a competitividade é acirrada e as inovações tecnológicas podem fazer toda a diferença.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião