Ministros discutem preço do diesel após intervenção do governo na Petrobras

Ministros do governo Bolsonaro se reunirão no Palácio do Planalto na tarde desta segunda-feira (15) para discutir sobre a política de preços de combustíveis. O encontro acontece com urgência após o presidente interferir, na sexta-feira (12), no aumento do preço do diesel proposto pela Petrobras.

A reunião, que ocorre às 14h30, contará com a presença dos ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Economia, Paulo Guedes, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, da Secretaria de Governo, Santos Cruz e da Secretaria geral da Presidência, Floriano Peixoto Vieira Neto.

Saiba Mais: Paulo Guedes sobre intervenção na Petrobras: “Não sei do que vocês estão falando”

Além dos ministros e do presidente, também participarão do encontro representantes da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A reunião será uma “preparação” para o encontro marcado com ministros e a Petrobras afim de tratar da política de preços de combustíveis da estatal. A empresa pretendia aumentar o valor do diesel nas refinarias em 5,7%, mas recuou da decisão após pedido do presidente Jair Bolsonaro.

Saiba Mais: Bolsonaro intervém em alta do diesel e Petrobras despenca

Interferência política

Por meio do porta-voz da Presidência da República, o governo negou que o pedido de recuo no aumento de preços do diesel foi uma interferência política na Petrobras.

Com a decisão de Bolsonaro, que contraria o discurso liberal de Paulo Guedes, a Petrobras teve queda de 8,54% na Bolsa na sexta-feira (12). Por isso, estatal perdeu R$ 32,4 bilhões em valor de mercado.

Ao impedir o aumento do preço do diesel, o presidente pediu uma justificativa com números e dados para a medida, afirmando que a alta informada pela Petrobras era superior à inflação.

Saiba Mais: Qualquer interferência comercial pode prejudicar Petrobras, diz FMI

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O receio do governo nacional sobre o aumento do preço dos combustíveis pela Petrobras está baseado em uma possível nova greve dos caminhoneiros. Em maio de 2018, a categoria parou por 11 dias e influenciou todas as cadeias de distribuição nacionais. A manifestação resultou em consequências para diversos setores da economia.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião