Deutsche Bank vê recuperação da economia global “significativamente mais rápida”

Os economistas do Deutsche Bank informaram que o Produto Interno Bruto (PIB) mundial já recuperou metade das perdas em razão da pandemia e a economia global sinaliza sinais de retomada mais acelerada do que era previsto.

De acordo com o grupo financeiro alemão, a recuperação da economia global, até o momento, tem se mostrado “significativamente mais rápida” do que o esperado por conta do efeito dos estímulos dos governos e dos bancos centrais ao redor do mundo, assim como o sucesso em alguns países em frear o novo coronavírus.

“Estimamos que o nível do PIB global esteja aproximadamente na metade do caminho de volta ao nível pré-vírus, e agora vemos essa jornada sendo completada em meados do próximo ano, alguns trimestres mais cedo do que em nossa previsão anterior”, informou o Deutsche Bank, em relatório.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No mesmo sentido, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revisou suas projeções para 2020, esperando um queda mais reduzida em países desenvolvidos.

Apesar das estimativas mais otimistas, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e as principais instituições financeiras do mundo esperam uma queda de cerca de 5% do PIB global.

Ritmo de recuperação da economia global deve desacelerar

O Deutsche Bank também projeta que o ritmo de recuperação deve desacelerar nos próximos meses, o que poderia levar a consequências duradouras em razão de mudanças no comportamento do consumidor e impactos no mercado de trabalho.

“As crises financeiras muitas vezes foram desencadeadas no passado sob tais condições pela mudança inevitável do afrouxamento para o aperto monetário, o que provavelmente ainda está vários anos distante, mas que poderia surpreender antes”, avaliou o banco alemão.

Além disso, o grupo alertou uma desaceleração do ritmo de retomada da economia global aumenta os riscos para o mercado financeiro em vista do maior endividamento e de valuations mais elevados em renda variável.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião