Deutsche Bank e Commerzbank confirmam negociação sobre fusão

As duas maiores instituições financeiras da Alemanha, o Deutsche Bank e o Commerzbank, confirmaram neste domingo (17) o início das negociações formais para uma possível fusão.

Em comunicado, o Deutsche Bank informou que o seu conselho decidiu “avaliar opções estratégicas”  do acordo. Já o Commerzbank anunciou “conversas sobre uma eventual fusão com resultados em aberto”.

Saiba mais: Deutsche Bank e Commerzbank iniciam negociações para fusão

As negociações vêm ocorrendo há meses. Os presidentes das instituições já haviam dito reconhecer conversas informais para a criação de um novo banco.

Segundo o jornal alemão “Welt em Sonntag”, o governo deseja que uma decisão seja tomada antes das eleições parlamentares europeias em maio. Dessa forma, se evitaria que uma mudança de poder paralisasse as negociações entre os bancos.

Os defensores da fusão argumentam que este pode ser o último momento propicio para fortalecer o setor bancário alemão. Além disso, há um temor do banco ser vendido a um grupo estrangeiro.

Saiba mais: Autoridades alemães analisam fusão entre Deutsche Bank e o Commerzbank 

Com a fusão, seria possível criar um grande banco comercial privado na Alemanha. O balanço chegaria a dois bilhões de euros. Além disso, o banco teria 140 mil funcionário e depósitos de poupanças de 840 milhões de euros. Dessa forma, a instituição financeira se tornaria o segundo maior banco comercial privado da zona do euro depois do francês BNP Paribas.

Por outro lado, sindicatos são contra uma possível união. Eles argumentam que isso poderia gerar perdas de emprego em massa. Além disso, há outros que acreditam que a fusão dos bancos poderia elevar os preços onde os serviços bancários são de baixo custo ou gratuitos.

Saiba mais: Sede central do Deutsche Bank é alvo de operação policial

O Deustche Bank é a maior instituição credora da Alemanha e tem sido afetado por escândalos de lavagem de dinheiro e crises financeiras. Os papéis do banco caíram 73% nos últimos cinco anos. Já o Commerzbank possui 15% de participação do governo alemão após o mesmo resgatar a instituição durante uma crise financeira.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião