Desemprego sobe a 12,6% no trimestre até abril, diz IBGE

desemprego subiu para 12,6% no trimestre encerrado em abril, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira (28). Isso representa uma alta de 1,3 ponto percentual em relação aos três meses anteriores e de 0,1 pp em relação ao mesmo período de 2019.

Em março, estados e municípios brasileiros começaram a implantar medidas de isolamento social para conter o avanço do coronavírus (covid-19), o que impactou empresas de diversos setores e mexeu com o cenário econômico.

O número de desempregados cresceu 7,5%, em relação ao trimestre móvel anterior, ficando em 12,8 milhões de pessoas. Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 13,2 milhões de pessoas desempregadas, ficou estatisticamente estável.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

O índice do IBGE mede a porcentagem de pessoas que buscaram emprego no trimestre, mas não encontraram. Quem não busca emprego, não entra para essa conta.

A população empregada totalizou 89,2 milhões, o que representa uma queda de 5,2% em relação ao trimestre anterior, ou 4,9 milhões de pessoas ocupadas a menos. Em comparação ao mesmo trimestre do ano passado, a queda da população ocupada foi de 3,4% (3,1 milhões de pessoas). O IBGE indica que as quedas nesse quesito são as maiores desde 2012.

A taxa de informalidade atingiu 38,8% da população ocupada, o que configura 34,6 milhões de trabalhadores informais, o menor da série que foi iniciada em 2016. No trimestre anterior, a taxa de informais ocupados havia sido 40,7% e no mesmo intervalo do ano passado de 40,9%.

Veja também: Coronavírus: País perde 860 mil empregos no pior abril em 29 anos

A população fora da força de trabalho foi de 70,9 milhões de pessoas no período, um novo recorde na série iniciada em 2012. O número representa uma alta de 7,9% (mais 5,2 milhões de pessoas) em relação ao trimestre anterior. Em comparação ao mesmo trimestre do ano passado, a alta foi de 9,2% (mais 6,0 milhões).
Os dados de desemprego divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira são referentes ao trimestre móvel encerrado em abril. 
Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião