Defesa de Lula apresenta novo pedido de liberdade ao STF

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou nesta quarta-feira (7) um novo habeas corpus do petista ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

O pedido de liberdade de Lula foi solicitado após o anúncio de que o ex-presidente será transferido. A juíza federal Carolina Lebbos autorizou a transferência da sede da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba para um presídio em São Paulo.

O ex-presidente será encaminhado ao presídio de Tremembé, no interior de São Paulo.

A defesa do ex-mandatário não desconsiderou a possibilidade de que o habeas corpus seja negado. Nesse caso, os advogados solicitam que a transferência para o presídio de Tremembé não ocorra.

Se o pedido de suspensão da transferência também for negado, a defesas requer que o ex-presidente fique em uma sala de Estado-Maior.

“Requeremos naquela mesma petição de 08/07/2019 que na hipótese de ser acolhido o pedido formulado pela Superintendência da Policia Federal de Curitiba, fossem requisitadas informações de estabelecimentos compatíveis com Sala de Estado-Maior, com a oportunidade de prévia manifestação da Defesa”, comunica a defesa em nota.

Saiba mais: Lula tem transferência confirmada para presídio de Tremembé

A penitenciária de Tremembé, para onde Lula será transferido, é conhecida por abrigar pessoas que que cometeram crimes de grande repercussão. Entre eles, Alexandre Nardoni, Mizael Bispo, Lindenberg Alves e Carlos Hasegawa.

Transferência do ex-presidente

Em 2018, a PF informou que a prisão petista custava R$ 300 mil mensais à corporação. Dessa forma, a Polícia Federal solicitou que Lula cumprisse pena em outro lugar.

Além disso, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também pediu que a mudança de Lula da cidade. Isso ocorreu pois, segundo ele, a chegada do ex-presidente causou diversos transtornos na cidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Por outro lado, o Ministério Público Federal (MPF) se mostrou contra o pedido da transferência de Lula. O argumento utilizado foi de que a ele só poderia mudar de local após o fim da instrução criminal nas ações penais.

Condenação de Lula

O ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva e cumpre pena desde abril de 2018 na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Os casos que envolvem o ex-presidente Lula são: “Triplex do Guarujá” e o da “Lava-Jato” (que ainda está em operação).

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião