Balanços da semana

G20: Declaração aponta necessidade de reforma da OMC

Comunicado oficial do G20 fala da revitalização do comércio e da OMC e preocupação com mudanças climáticas.

O Presidente da Argentina, Maurício Macri, apresentou o texto que foi realizado em acordo com as nações que participaram da cúpula do G20 em 2018.

As principais questões discutidas se referem ao livre comércio e os impactos das mudanças climáticas. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrentou todos os países, dificultando a formação do único acordo livre.

Saiba mais: Donald Trump cancela reunião com Vladimir Putin no G-20

O multilateralismo e o protecionismo foram temas discutidos. Além disso, foi falado sobre Trump aceitar a opinião dos demais países.

O documento foi considerado um grande passo adiante pelos líderes. Mesmo que o presidente norte-americano, Donald Trump, tenha limitado a produção do aço (que pode fragilizar ainda mais a relação com a China)

Os representantes de cada um dos países concordaram com o comunicado que fala sobre a ameaça causada pela geopolítica. Entretanto, o grupo também concordou que o sistema atual é insuficiente e que a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) deve ser feita.
O comunicado ainda menciona às mudanças climáticas, e a saída dos EUA do Acordo de Paris. Além disso, ainda é falado sobre o apoio contínuo dos demais países ao acordo climático.

Agora, os líderes que participaram do G20 vão discutir a reforma da OMC em junho.

 

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião