Davos: Campos Neto não comparecerá ao Fórum Econômico Mundial

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, não viajará ao Fórum Econômico Mundial, que será realizado na próxima semana em Davos, na Suíça. O BC divulgou esta informação na tarde desta quinta-feira (16), afirmando não haver “nenhum motivo específico” para a ausência do presidente.

A presença de Campos Neto era esperada. Em 2019, no inicio da gestão Bolsonaro, o presidente do BC foi nomeado assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes, somente para poder participar do encontro em Davos. Bolsonaro já havia anunciado que este seria o novo presidente do BC, mas o processo de aprovação no Congresso ainda demoraria. Portanto, Campos Neto precisava de um cargo oficial para participar do evento.

Bolsonaro também não irá a Davos

O presidente Jair Bolsonaro cancelou, na última quarta-feira (8), a sua ida ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. De acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio Rego Barros, a decisão envolveu um somatório de fatores de segurança, econômicos e políticos.

Saiba mais: Bolsonaro cancela viagem a Davos; Guedes deve comparecer

O porta-voz negou que a decisão seja apenas por aspectos de segurança de Bolsonaro, por conta da tensão internacional após os recentres conflitos entre Estados Unidos e Irã. “Não há qualquer ligação com o fato que ocorreu no Oriente Médio”, afirmou Rego Barros.

O porta-voz afirmou que o presidente irá viajar à Índia neste mês e será recebido como convidado de honra para as celebrações do Dia da República da Índia, no dia 26 de janeiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com Rego Barros, Bolsonaro passou por exames de check-up na manhã do mesmo dia e os resultados foram considerados normais. Além disso, o presidente foi submetido a exames de dermatologia, cardiologia e de gastroenterologia. Não há previsão de que Bolsonaro seja submetido a qualquer cirurgia, concluiu.

É esperado que o ministro da Economia, Paulo Guedes, compareça ao evento mesmo sem o presidente.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião