Danone registra lucro de 1,93 bilhão de euros em 2019; queda de 18%

A Danone apresentou lucro líquido de 1,93 bilhão de euros em 2019, uma queda de 18% em relação a 2018, quando a empresa teve lucro de 2,35 bilhões de euros. Especialistas consultados pela gigante francesa esperavam lucro de 2,49 bilhões de euros.

As vendas comparáveis tiveram avanço de 2,6% em comparação ao ano anterior, para 25,29 bilhões de euros. No último trimestre do ano passado, as vendas cresceram 4,1% em relação ao mesmo intervalo de 2018, para 6,24 bilhões de euros. A margem operacional recorrente em 2019 foi de 15,2%.

No lucro recorrente de 2020, a Danone espera um crescimento de um dígito em média, com o crescimento de 2% a 4% nas vendas comparáveis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“A Danone assume que as condições econômicas em 2020 permanecerão particularmente voláteis e incertas em geral, com pressão adicional sobre a economia mundial desde o início do ano relacionada ao surto de Covid-19 que começou em Wuhan na China, em dezembro passado”, informou a empresa.

Danone fecha fábricas da bonafont em SP e no Rio

A Danone comunicou, em meados de janeiro, o fechamento de duas fábricas de água Bonafont. As unidades estão situadas em Jundiaí (SP) e Nova Iguaçu (RJ). Ao menos 215 pessoas seriam desligadas da empresa com o fechamento das fábricas.

A fábrica da Bonafont, localizada em Nova Iguaçu, conta com 109 colaboradores e quatro deles serão convidados a trabalhar em outra unidade. A unidade de São Paulo emprega 131 pessoas. A Danone comunicou que demitirá 106 funcionários de Jundiaí. As outras 25 pessoas poderão decidir entre trabalhar em Jacutinga, em Minas Gerais, ou deixar a companhia.

Veja também: Alugar, comprar ou utilizar serviços alternativos? Confira dicas para não fazer um mau negócio

Vale destacar que a empresa emitiu uma nota destacando que o fechamento das duas fábricas faz parte do seu plano de “readequação estrutural”. “A empresa está prestando todo o suporte necessário para assegurar boas condições de saída dos colaboradores, incluindo pacote de benefícios acima do previsto pela legislação e ajuda externa especializada para apoiar na recolocação no mercado de trabalho”, informou a Danone.

O setor de água da Danone fatura aproximadamente R$ 230 milhões ao ano.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião