Daniel Lemos, sócio da XP Investimentos, deixa a empresa

Daniel Lemos, um dos maiores sócios da XP Investimentos, vai deixar a empresa.

A decisão de Daniel Lemos, que também é diretor de produtos da XP Investimentos, surpreendeu o mercado. Nos últimos anos, ele estava acumulando novas funções na XP. Lemos trabalhou no BTG Pactual e no Credit Suisse.

A saída de Lemos foi atribuída pelos sócios da XP a “questões pessoais”. Entretanto, segundo fontes internas, ocorreram também divergências com a direção sobre os rumos da empresa e também de relacionamento com parte da equipe. Todavia, não teria ocorrido nenhum problema entre Lemos e o sócio fundador da XP, Guilherme Benchimol.

Saiba mais: Justiça proíbe banco BTG de abordar agentes da XP Investimentos 

Lemos sempre foi muito próximo de Benchimol, e assumiu a direção da área de mercado de capitais desde 2017. Sua atuação visava levar adiante o objetivo da XP de crescer como banco de investimento. E, depois que a empresa obteve a licença do Banco Central em dezembro, Lemos também se tornou chefe do banco da XP.

Entretanto, sempre segundo fontes internas citadas pelo “Valor Econômico”, Lemos já estava perdendo espaço em algumas áreas da XP, como a de tecnologia e de projetos.

Mais baixas na XP

Além de Lemos, também deixou a corretora o chefe da XP Asset, Rafael Quintas. O executivo, ex-Itaú BBA, tinha assumido o cargo em dezembro, depois de ser sócio e chefe de distribuição da XP na área de mercado de capitais.

Saiba mais: XP Investimentos considera IPO na Nasdaq 

Saiba mais: Presidente da B3 diz que vai ‘brigar’ para que XP faça IPO no Brasil

Nesse cargo, Quintas trabalhou para estruturar diversas operações de crédito privado.

Daniel Lemos e Rafael Quintas têm participação na XP que será vendida para a sociedade ao longo dos próximos três anos. O novo organograma da XP Investimentos ainda não foi definido.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião