Crise na Boeing afeta crescimento do PIB dos EUA, diz secretário

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país será afetado pela crise da Boeing. Mnuchin acredita que o crescimento deva ser menos de 3% no ano de 2020.

Além da crise da fabricante de aeronaves norte-americana, Boeing, o secretário disse que a epidemia coronavírus pode contribuir para esse resultado. No entanto, o conselheiro econômico de Washington, Larry Kudlom, afirmou, na última sexta-feira (7), que não espera grande impacto do vírus na economia dos EUA.

Veja Também: Boeing descobre mais um problema de software no 737 Max

“Penso que nossa projeção foi reduzida por causa da Boeing e outros impactos, então será menor. Acho que teríamos atingido os 3% de novo, a Boeing, teve um grande impacto em nossas exportações, sendo o maior exportador”, disse Mnuchin.

“Não há dúvida de que o vírus terá algum impacto no crescimento global e algum impacto nos EUA”, completou o secretário.

Trump critica Boeing e diz que é “uma grande decepção”

O mandatário do país, Donald Trump, havia afirmado, em janeiro deste ano, que a Boeing era uma “grande decepção” para os EUA. A crise que a fabricante de aeronaves norte-americana enfrenta no atual momento com o 737 MAX afeta a economia do país.

“A Boeing é uma grande, grande decepção para mim. Foi até um ano atrás um dos maiores grupos do mundo e de repente muitas coisas aconteceram. Estou muito decepcionado, tudo isso teve um grande impacto econômico”, afirmou o presidente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Entretanto, a estimativa do secretário para o crescimento da economia do país é mais otimista que a maioria dos economistas norte-americanos, conforme o levantamento da agência de notícias “Bloomberg”. O consenso em janeiro era de um crescimento em torno de 1,8%, equivalente a uma queda em relação aos 2,3% do ano passado.

A maior parte do impacto viria de exportações. A fabricante de aeronaves exporta três quartos de sua produção, o que representa uma parte importante do comércio exterior dos EUA.

“Ao falar sobre crescimento, as consequências (os problemas da Boeing) são enormes”, completou Trump.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião