Crescimento da Zona do Euro está em recuperação segundo BCE

O Banco Central Europeu (BCE) apontou nesta segunda-feira, 05 de novembro, a retomada do potencial de crescimento referente à zona do euro, após a crise econômica que envolveu o continente nos últimos anos.

Segundo o boletim econômico do BCE, o crescimento potencial da zona do euro agora está em 1,5%, enquanto no período de crise este valor chegou a cair para menos de 1%.

Porém, a instituição financeira fez questão de ressaltar que a alta no desenvolvimento está próxima ao teto do continente. Segue trecho da nota:

“É provável que as restrições da oferta se tornem cada vez mais vinculantes, o que pode levar a um fortalecimento gradual do crescimento salarial e da inflação subjacente”.

Além disto, foi afirmado que entre os motivos para este limite está, principalmente, a faixa etária alta da população:

“O envelhecimento da população deverá exercer pressão de queda sobre o crescimento potencial da área do euro nas próximas décadas”.

Foi salientado também que o crescimento dos últimos dois anos no continente foi algo anormal, e que o ônus está começando a surgir.

No terceiro trimestre de 2018, a zona do euro teve crescimento de 1,7%. Valor abaixo dos trimestres anteriores e que gera preocupação ao BCE, principalmente pelo valor estar próximo ao piso.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião