Crescimento de criptomoedas pode gerar problemas, diz FED

Nesta sexta-feira (19), o presidente do Federal Reserve de Saint Louis, James Bullard, afirmou que as criptomoedas estão mudando o sistema monetário americano. Sendo assim, segundo ele, as atividades ilegais e a instabilidade nos preços podem ser facilitadas.

Segundo o mandatário do FED de Saint Louis, uma nova moeda digital iria competir com o dólar e fazer com que houvesse conflitos no mercado interno dos EUA. “Presumimos que os consumidores e as empresas não gostarão de uma moeda que possa ser usada no comércio, junto a outras moedas. Assim haveria uma variedade de preços em um mercado local”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

No início deste mês, o presidente do FED, Jerome Powell, afirmou que o Facebook não pode prosseguir com os planos de criar a Libra no momento. Este comentário abalou o mercado de moedas digitais. Dessa forma, o preço do bitcoin acabou caindo em diversos momentos do mês.

Confira também: Fed: Apesar de questões comerciais, economia dos EUA segue crescendo 

“As criptomoedas estão criando um movimento em direção a uma moeda não uniforme nos Estados Unidos, uma situação que existiu historicamente, mas não era favorecida e foi eventualmente substituída”, disse o presidente do FED de Saint Louis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

FED pode cortar taxas de juros

John Williams, presidente do Federal Reserve de Nova York, afirmou que a melhor coisa que o BC norte-americano pode fazer é cortar as taxas de juros quando a economia der sinais negativos novamente. A declaração foi dada na última quinta-feira (18).

“Quando você tem apenas estímulos à sua disposição, vale a pena agir rapidamente para reduzir as taxas ao primeiro sinal de dificuldade econômica”, disse o presidente do FED de Nova York, durante uma conferência.

Seguindo a mesma linha de Williams, na última terça-feira (16), o presidente do FED de Dallas, Robert Kaplan, fez declarações que apontam novamente para uma redução na taxa de juros dos EUA. A redução nas taxas de juros de curto e longo prazo é o melhor argumento para afrouxar a política monetária, de acordo com Kaplan.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião