CPI do BNDES quer explicações de Joaquim Levy sobre caixa-preta

A CPI do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) quer explicações de Joaquim Levy sobre a caixa-preta dos empréstimos internacionais do banco. A convocação do ex-presidente do BNDES será apresentada na segunda-feira (17) pelo Podemos.

“Agora é o momento para ele explicar por que não abriu a caixa preta do BNDES. A missão dele era mostrar os empréstimos internacionais, para países da América e da África, para a JBS também”, disse José Nelto, líder do Podemos-GO.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A CPI irá investigar irregularidades em empréstimos do banco entre os anos de 2003 e 2015. O ex-ministro Antonio Palocci também prestará esclarecimentos.

“Essa ascensão da JBS é igual jabuti. Não subiu sozinho na árvore, alguém colocou lá. Queremos saber quem colocou. E vamos ouvir o Levy para ele dar essas explicações. É crucial para a investigação ele ir e dar esclarecimentos sobre o uso do recurso público”, ressaltou José Nelto.

Antes de assumir a presidência do BNDES, Levy foi secretário do Tesouro Nacional do governo Lula e ministro da Fazenda de Dilma Rousseff. Em 2000, ele foi secretário-adjunto na Secretaria de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda do governo Fernando Henrique Cardoso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Demissão de Joaquim Levy

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, pediu demissão do cargo. O pedido foi entregue ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e anunciado na manhã deste domingo (16).

Saiba mais: Joaquim Levy pede demissão da presidência do BNDES

“Solicitei ao ministro da Economia, Paulo Guedes, meu desligamento do BNDES. Minha expectativa é que ele aceda”, disse Levy em um trecho da nota divulgada.

Mudanças no BNDES após a saída de Levy

O governo cogita mudanças para o BNDES após a saída de Joaquim Levy da presidência. Uma das possibilidades é que o secretário especial de Desestatização e Desinvestimento do ministério da Economia, Salim Mattar, assuma a instituição.

Saiba mais: Governo pretende transferir gestão de privatizações federais ao BNDES

Segundo as informações divulgadas pelo jornal Estado de S. Paulo, parte das atribuições da secretaria seriam transferidas ao BNDES caso Mattar assumisse a presidência do banco.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião