Cosan (CSAN3): Petrobras negou proposta da Compass pela Gaspetro

A Cosan (CSAN3) informou que sua controlada Compass Gás e Energia não teve sua proposta qualificada pela Petrobras (PETR4) para o processo de venda de 51% da Gaspetro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Segundo fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Compass seguirá acompanhando junto à Petrobras o processo de alienação da Gaspetro, assim como outras oportunidades no mercado de distribuição de gás natural, como parte integrante da sua estratégia de negócios.

Compass manifestou interesse em outubro

O interesse da Compass pela Gaspetro foi noticiado no final de outubro. A oferta apresentada pela Compass contava com garantia da Cosan. Os demais termos e condições eram confidenciais, em razão da natureza do processo competitivo conduzido pela estatal petrolífera.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A Petrobras deu início ao processo de venda de sua participação na Gaspetro no final de fevereiro, sendo que a fase vinculante teve começo em julho, após a petroleira estatal adiar o processo em meados de março.

A venda da fatia na holding integra parte da estratégia de desinvestimento da Petrobras, que tem o intuito de otimizar a alocação de capital da companhia e ampliar valor para seus acionistas.

Além da Petrobras, a Gaspetro possui como acionista a empresa japonesa Mitsui Gás e Energia do Brasil, que detém uma posição de 49%. A Mistui também está em busca de compradores para sua fatia na empresa, segundo noticiado recentemente pelo Valor Econômico.

“A operação de venda da Gaspetro está alinhada com a estratégia de otimização de portfólio, visando à maximização de valor para os seus acionistas”, concluiu a Petrobras.

Além da compra da Gaspetro, outro plano da Compass que não foi adiante foi a abertura de capital. Em setembro, a Cosan informou que suspendeu a Oferta Pública Inicial (IPO) da controlada por causa do nível insatisfatório da demanda, mesmo se o número de ordens era suficiente para atender a oferta. Entretanto, a empresa considerou que a demanda não garantiria uma boa negociação do papel.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião