Balanços da semana

Cosan (CSAN3) reitera intenção de realizar oferta de ações de controladas

A Cosan S.A. (CSAN3) reiterou, na manhã desta terça-feira (7), que pretende realizar uma oferta pública de ações de suas controladas em meio ao processo de reorganização societária proposta. A informação foi relevada por meio de um fato relevante.

Na última sexta-feira (3), a Cosan revelou seu plano de simplificação da estrutura societária, o que poderá envolver ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) das subsidiárias Moove, Raízen e Compass.

De acordo com a empresa, qualquer uma das controladas poderá ser capitalizada no mercado, o que ainda poderá acontecer em paralelo ao processo de reorganização das companhias.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

“A viabilidade e o momento das potenciais captações no mercado são diferentes para cada empresa. Ainda que as ofertas dependam de inúmeras condições alheias à vontade das companhias, como já mencionado, a intenção é deixar as controladas e co-controladas preparadas caso tais condições sejam satisfeitas”, diz o comunicado.

Proposta de reestruturação da Cosan

Conforme o fato relevante divulgado na última sexta-feira, os Conselhos de Administração da empresa, da Cosan Logística (RLOG3) e da Cosan Limited (NYSE: CZZ) aprovaram o estudo da proposta de simplificação da estrutura entre as empresas. O texto será submetido à aprovação dos acionistas em suas respectivas assembleias gerais.

“A reestruturação societária tem como objetivo simplificar a estrutura do Grupo Cosan, unificando e consolidando os diversos free floats das Companhias, aumentando a liquidez de seus valores mobiliários, bem como destravando valor que existe dentro do Grupo Cosan”, comunicou a companhia.

Veja também: Cosan registra queda de -87,1% no lucro líquido no 1T20

Nesse sentido, a reorganização societária consistirá no processo sob controle comum pela qual a CZZ e a Logística serão incorporada na Cosan, movimento batizado de “Operação Pretendida”. Assim, as ações da companhia passarão a ser detidas diretamente por todos os acionistas até a aprovação do projeto.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião