Taxa básica de juros dos EUA e do Brasil será definida na próxima quarta-feira

O mercado inicia essa terceira semana de setembro com expectativa de redução de 0,5 ponto percentual nos juros básicos do Brasil e dos Estados Unidos.

A decisão final do valor da taxa básica de juros de ambos os países ficarão para próxima quarta-feira (18), reconhecido no mercado como “superquarta”. No entanto, as reuniões dos bancos centrais do Brasil e dos EUA iniciam a partir da próxima terça-feira (17).

As previsões para o País é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduza a Selic, de 6% para 5,5% ao ano para estimular a economia.

Além disso, segue no radar dos investidores a influência dos ataques a petroleira Saudi Aramco. Entretanto, economistas avaliam que esse acontecimento poderá beneficiar a petrolífera brasileira, Petrobras. Desse modo, a Bolsa de Valores de São Paulo, poderá até registrar alta.

Por sua vez, o Banco Central dos EUA, Federal Reserve (Fed), é pressionado regularmente pelo presidente americano Donald Trump. O mandatário pede ao Fed que acelere o ritmo da redução dos juros. Ademais, Trump informou que deseja que de 2,25% a taxa fique a zero, como ocorre na Zona do Euro, ou fique negativo.

Está previsto que o Comitê dos EUA (FOMC, sigla em inglês) anuncie suas taxas de juros na próxima quarta horas antes do Copom.

Trump pede redução de taxas de juros a zero

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer pedidos e atacar o Federal Reserve (Fed) na última quarta-feira (11) em sua conta do Twitter. Desta vez, o mandatário pediu corte da taxa de juros a zero, “ou menos”.

Veja Também: Por que Trump quer que o Fed corte mais as taxas de juros

“Os EUA devem sempre pagar a taxa mais baixa. Sem inflação! É apenas a ingenuidade de Jay Powell e do Federal Reserve que não nos permite fazer o que outros países já estão fazendo. Uma oportunidade única na vida que estamos perdendo por causa de “cabeças de vento”, afirmou Trump.

Recentemente, o presidente dos EUA tem sido bastante objetivo com Powell, entretanto é a primeira vez que Trump fala sobre o nível que a taxa precisa chegar, em sua opinião. A taxa básica de juros se encontra, atualmente, entre 2% e 2,25% nos EUA. A reunião de política monetária do Banco Central norte-americano ocorre nos próximos dias 17 e 18.

Banco Central do Brasil cortou a taxa Selic de 6,5% para 6%

O Copom do Banco Central decidiu no dia 31 de julho reduzir a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual. A taxa que era de 6,5% agora é de 6%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O corte na Selic ocorreu após 16 meses de estabilidade. A redução superou as expectativas dos analistas, que previam um corte de 0,25%. Com essa decisão, a taxa básica de juros caiu para a menor nível desde 1986, ano de início da série histórica da instituição. O corte na taxa Selic afetará o rendimento das aplicações na poupança e nos investimentos em renda fixa.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião