Balanços da semana

Corrida tecnológica: Coreia do Sul se antecipa e lança sua rede 5G

O 5G, a próxima geração de conexões sem fio ultrarrápidas, está gerando uma corrida entre as potências tecnológicas para sua implantação. Estados Unidos, Coreia do Sul e China estão bem colocados nessa briga.

A Coreia do Sul fez seu movimento na disputa na noite da última quarta (3) ao lançar sua rede nacional de 5G para smartphones. O país decidiu antecipar o lançamento ao saber que a americana Verizon estaria prestes a implementar sua rede em Chicago e Minneapolis, inicialmente prevista para 11 de abril.

Saiba mais: Caso Bettina: Procon multa Empiricus em até R$ 9,7 milhões

A rede coreana foi lançada pelas operadoras KT, SK Telecom e LG UPlus, todas do país. A porta-voz da SK Telecom, Irene Kim, afirmou que a companhia decidiu por antecipar o lançamento por ter redes e clientes prontos.

A rede recém-implantada ficará disponível apenas a um público seleto nos primeiros dias. Entre os escolhidos estão dois integrantes da banda de K-pop EXO e a ex-patinadora Kim Yu-na.

Saiba mais: Carlos Ghosn é preso novamente em Tóquio, segundo imprensa japonesa

Apesar da corrida para expandir a infraestrutura do 5G, nenhuma delas funciona atualmente, já que o primeiro celular dessa geração, o Galaxy S10 5G da Samsung, ainda não está à venda. O aparelho será lançado nesta sexta (5) na Coreia do Sul.

A nova tecnologia tem uma velocidade de conexão 20 vezes maior que a do 4G. Com o 5G será possível baixar um filme em menos de um segundo. Além disso, ela promete uma cobertura mais ampla e eficiente e um número consideravelmente maior de conexões simultâneas. A nova rede deve consumir também até 90% menos energia do que a atual 4G.

Saiba mais: Número de linhas móveis no Brasil cai 7,2 milhões em 2018, diz Anatel

Mas o 5G ainda está longe de se popularizar. Apesar da iminente chegada da quinta geração de internet móvel, a rede 4G ainda engatinha em sua cobertura pelo mundo. No Brasil, por exemplo, esse tipo de conexão só está presente em 55,64% dos smartphones, de acordo com a Anatel. Outros 36,82% dos aparelhos ainda usam o 3G. O 2G, por sua vez, está presente em 10,84% dos celulares.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião