Correios estão caminhando para privatização, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que os Correios estão caminhando para a privatização. A declaração ocorreu nesta quinta-feira (20) durante um evento da Caixa Econômica Federal no Palácio do Planalto.

“Algumas instituições não serão privatizadas enquanto eu for presidente, mas os Correios caminham para a privatização. Até porque, foram foco no passado de grandes escândalos e também é um monopólio que não pode ter prejuízo”, afirmou Bolsonaro.

A declaração do mandatário ocorreu um dia após o secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Salim Mattar, afirmar que a privatização da empresa deve acontecer em 2021. Segundo Mattar, a complexidade e o tamanho da estatal fazem com que a desestatização só seja possível para o próximo ano.

Reforma administrativa

Bolsonaro afirmou também que a reforma administrativa ainda não foi encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional. Entretanto, segundo o presidente, a proposta já está “madura”.

O mandatário afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, está pressionando para que a reforma seja enviada ao Legislativo. De acordo com Bolsonaro, não adianta enviar a proposta para depois pedir que os parlamentares modifiquem o texto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“Vamos mudando, fazendo o possível, com muita humildade, conversando com todos antes de decisões. Como com Paulo Guedes sobre a questão da reforma administrativa. Está madura agora. Não podemos apresentar uma reforma e depois nós mesmos buscar deputados e senadores para que ela venha a ser corrigida”, afirmou o mandatário.

UPS tem interesse em comprar Correios

A empresa americana de logística UPS está interessada em adquirir a estatal Correios, segundo fonte próxima do Ministro da Economia ouvida pelo SUNO Notícias. A informação foi obtida no dia 22 de janeiro durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Saiba mais: Correios: UPS está interessada na compra da estatal, dizem fontes

Entretanto, a estatal não estava listada entre os ativos que a equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro pretende privatizar, conforme informações do plano de desestatização divulgado em dezembro. Em contrapartida, a empresa havia sido incluída em outubro no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI).

Sobre o prazo para uma possível venda acontecer, a fonte afirmou que: “Com certeza, [os Correios] serão privatizados no ano que vem”.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião