Coronavoucher: maquininhas aceitam pagamentos com cartão virtual

A Caixa Econômica Federal informou no final de maio que havia liberado uma atualização para o aplicativo ‘Caixa Tem’ para permitir que os brasileiros que recebem o auxílio emergencial, apelidado de coronavoucher, pagassem compras apenas apontando a câmera do celular para um ‘QR code’ que deveria aparecer, inicialmente, na maquininha de cartão da bandeira elo, na hora de efetuar o pagamento.

Frente a isso, a SafraPay informou nessa semana que suas maquininhas de cartão já estão aceitando pagamentos feitos com o cartão de débito virtual do coronavoucher desde a última quinta-feira (11).

“Essa é mais uma iniciativa que fazemos para atender todo o mercado, do empresário ao consumidor final. De um lado, temos mais de 50 milhões de pessoas que precisam pagar suas compras do dia a dia com o auxílio emergencial, do outro, temos milhares de empreendedores que precisam se diferenciar dos concorrentes e atender sua clientela de forma segura”, afirmou Adriano Navarini, head da SafraPay.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

De acordo com a companhia, a alternativa também atua na diminuição dos riscos de contaminação com o coronavírus, já que a compra também pode ser feita online, e os clientes não precisam ter contato com a maquininha.

Embora todos os modelos de maquininhas oferecidos pela SafraPay possam fazer a transação, os proprietários das maquininhas devem atualizar o sistema no menu do próprio equipamento. Além disso, os beneficiários do auxílio também devem atualizar o aplicativo, caso ainda não tenham feito.

Já a Cielo (CIEL3) informou no início desse mês que adaptou algumas de suas maquininhas de cartão para que aceitem pagamentos feitos com o cartão de débito virtual do auxílio emergencial.

“A solução reduz a necessidade de os beneficiários enfrentarem longas filas para sacar os recursos nos bancos, diminuindo riscos de contaminação (pelo coronavírus)”, declarou o presidente da Cielo, Paulo Caffarelli.

De acordo com Caffarelli, a transação será viabilizada a partir de um aplicativo criado pela companhia de serviços financeiros. Desse modo, para que o pagamento seja realizado, os vendedores devem colocar os dados do cartão de débito virtual da Caixa do cliente na maquininha LIO.

Vale destacar que a Cielo e a GetNet foram as primeiras empresas de maquininhas compatíveis com o aplicativo Caixa Tem, para o pagamento com o auxílio emergencial.

As maquininhas da Rede, do Itaú (ITUB3; ITUB4), também já são compatíveis com o cartão de débito virtual, desde a última segunda-feira (8).

Beneficiários usam cartão virtual para transferir coronavoucher e antecipar saques

Já que agora a segunda parcela do auxílio emergencial será paga à todos os beneficiários através da Poupança Social Digital, criada gratuitamente pela Caixa Econômica Federal, os trabalhadores deveriam seguir as datas previstas no calendário divulgado pelo Governo Federal para sacar o dinheiro.

Veja também: Coronavoucher: Bolsonaro diz que auxílio ‘tem limite’

Frente a isso, o PagBank desenvolveu uma maneira dos beneficiários poderem ter acesso ao dinheiro físico do coronavoucher  antes da data prevista. Para isso, os beneficiários devem acessar o aplicativo do banco e gerar um boleto com o valor que o deseja transferir da Caixa para a conta no PagBank. Depois de gerar o boleto, o usuário deve acessar o aplicativo ‘Caixa Tem’ e pagá-lo.

Saiba mais: Coronavoucher: terceiro lote da 1° parcela contempla 4,9 mi de brasileiros

Após o pagamento, o dinheiro estará disponível na conta do PagBang do beneficiário em até dois dias. Assim o cliente poderá sacar o dinheiro sem ter que esperar a data determinada no calendário.

Além disso, muitos trabalhadores informais usaram o cartão de débito virtual criado pela Caixa para transferir o dinheiro do coronavoucher para uma conta no Mercado Pago ou pagaram um boleto gerado no aplicativo da empresa argentina, para que o montante caísse em uma conta da fintech e os brasileiros pudessem sacar ou transferir o valor antes das datas previstas no calendário de saques.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião