Coronavoucher: ‘é o maior pagamento da história do Brasil’, diz presidente da Caixa

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou que o auxílio emergencial (coronavoucher) é o maior pagamento feito aos brasileiros na história do País. A fala foi proferida em entrevista a um programa da “TV Brasil”, que irá ao ar neste domingo (7).

“Este foi o maior pagamento da história do Brasil, da América Latina, do Hemisfério Sul, não só no volume, como na velocidade. O que foi mais impactante: a lei foi promulgada no dia 2 de abril. Nós lançamos o aplicativo do auxílio emergencial no dia 7 de abril, cinco dias depois. No dia 9 de abril, nós já fizemos o pagamento para 2,5 milhões de pessoas”, disse Guimarães sobre o coronavoucher.

O auxílio emergencial, também chamado de coronavoucher, foi criado em março com o objetivo de ajudar trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores prejudicados financeiramente por conta da pandemia de coronavírus. O benefício criado pelo Governo Federal para estes grupos de pessoas é de R$ 600 por mês e conta com uma duração de três meses (abril a junho).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O pagamento do benefício já foi efetuado para cerca de 60 milhões de pessoas, segundo Guimarães. O presidente da Caixa também falou sobre as confusões que geraram aglomerações indevidas em agências da Caixa por conta da falta de informações das pessoas.

“Nós tivemos, há um mês e meio, filas e aglomerações durante dois dias. A Caixa lançou um aplicativo e, no primeiro dia, 42 milhões de brasileiros se inscreveram. Enviamos para o Dataprev e quando eles voltaram com quem poderia ser elegível, pagamos a 8 milhões de pessoas em um dia, a 7,5 milhões no outro e, quando começamos a pagar, muitas pessoas tinham dúvidas. Então, não iam só 8 milhões [de pessoas] que tinham direito. Ia todo mundo”, disse Guimarães.

Novas parcelas do coronavoucher

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse, na noite da última quinta-feira (4), que o pagamento das próximas parcelas do auxílio emergencial está acertado. O mandatário destacou, entretanto, que o valor pago será menor do que os R$ 600 dos pagamentos anteriores.

Veja também: Coronavoucher: Caixa libera saques da 2° parcela para nascidos em junho

“Já anunciei que vai ter, já acertei com Paulo Guedes, a quarta e a quinta parcelas do auxilio emergencial [coronavoucher], vai ser menor do que os 600 reais para ir exatamente partindo para o fim”, afirmou Bolsonaro durante uma transmissão em uma rede social.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião