Coronavoucher: Caixa lança aplicativo para solicitar auxílio emergencial

O aplicativo para identificar os trabalhadores informais que não estão listados em nenhum cadastro do governo e que deverão receber o auxílio emergencial, conhecido coronavoucher, é lançado nesta terça-feira (7). O aplicativo CAIXA| Auxílio Emergencial está disponível nos sistemas Androids e iOS.

Em entrevista coletiva, nesta terça, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, anunciou o novo aplicativo. Segundo o ministro, é esperado que o app tenha 15 milhões de acessos apenas no dia de hoje. Por volta das 9h40, dez minutos após o início da entrevista, o aplicativo já contabilizava 4 milhões de acessos.

Além do app, o cadastro para receber o coronavoucher poderá ser feito por telefone, através de uma plataforma online ou em agênias. Ademais, há possibilidade de se cadastrar através do site: auxilio.caixa.gov.br.

Contudo, é recomendado que os trabalhadores priorizem o uso do telefone e das formas digitais e para se cadastrarem, a fim de evitar aglomerações nas agências físicas.

O pagamento até a próxima quinta-feira (9) será para os correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Ao todo, essa primeira fase beneficiará 10 milhões de brasileiros.

Confira Também: Coronavoucher: governo divulga regras de pagamento do auxílio

Lorenzoni informou, na última segunda-feira (6) que cerca de 20 milhões de trabalhadores informais que se encaixam nos requisitos para receber o auxílio financeiro, não constam em nenhum dos cadastros do governo. Desse modo, devem usar o aplicativo para se cadastrar:

  • O trabalhador que não consta no Cadastro Único do governo;
  • O trabalhador que não é contribuinte individual do INSS;
  • O informal que não é microempreendedor individual.
  • Mães que sustentam a família (tem direito duplo ao auxílio)

O valor do coronavoucher será depositado em uma conta bancária em nome do beneficiário, ou esse receberá uma autorização para sacar o montante em lotéricas.

Além disso, o presidente da Caixa Econômica Federal informou que “aqueles que não têm conta, terão uma conta digital aberta de forma gratuita. Quem já tiver em outro banco, receberá uma TED [transferência eletrônica] de graça”. E acrescentou que um segundo aplicativo poderá ser criado como uma opção para recebimento.

O ministro da Cidadania ainda salientou que há a possibilidade do dinheiro referente ao coronavoucher ser sacado em caixas eletrônicos. Segundo ele, o trabalhador deve ter acesso ao valor após dois dias da realização do cadastro.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião