Coronavoucher: 20 mi de brasileiros ‘desbancarizados’ receberam o auxílio

O vice-presidente de Varejo da Caixa Econômica Federal, Paulo Henrique Angelo, informou nessa sexta-feira (8) que 20 milhões de trabalhadores sem conta bancária receberam a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600, conhecido como coronavoucher.

A previsão anterior, apresentada no início da semana, era que cerca de 18,5 milhões de trabalhadores ‘desbancarizados’ resgatariam o coronavoucher.

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

Segundo Angelo, 8,22 milhões de beneficiários, ou seja a maioria, que não possuem conta bancária transferiram o montante para parentes ou amigos que possuem conta na Caixa.

Vale ressaltar que o banco abriu uma Poupança Social Digital, para depositar o auxílio dos brasileiros que não possuíam contas em instituições financeiras. Essa poupança permite transferências ilimitadas para contas da Caixa.

A segunda opção mais escolhida pelos trabalhadores foi sacar o auxílio em caixas eletrônicos ou em casas lotéricas. Cerca de 6,78 milhões de trabalhadores realizaram o saque do dinheiro até essa sexta-feira.

Entretanto, os milhões de trabalhadores que optaram por fazer a retirada do dinheiro formaram filas nas agências do banco formando aglomerações, o que não é recomendado durante a pandemia de coronavírus (Covid-19).

Além disso, cerca de 4,03 milhões de beneficiários escolheu transferir o dinheiro que havia sido depositado na poupança digital, para contas em outros bancos, através de TED ou DOC, já que a conta criada gratuitamente pela Caixa permite até 3 operações desse tipo por mês, sem custos adicionais por 90 dias. 

Aproximadamente 451,99 mil trabalhadores escolhera pagar boletos através do app, enquanto 461 mil brasileiros usaram Poupança Social Digital para efetuar o pagamento de contas de:

  • Água;
  • Luz;
  • Telefone;
  • Gás

Por fim, Angelo informou que 47,5 mil beneficiários quiseram receber o coronavoucher através de cartões de débito com a bandeira da ELO.

Atendimento sobre o coronavoucher

Embora Angelo tenha informado que o movimento nas agências bancárias diminuiu, e junto com ele, as filas, a Caixa abrirá 680 agências no próximo sábado (8) como medida para diminuir as aglomerações.  Os endereços das agências que ficarão abertas podem ser consultados no site do banco.

Saiba mais: Coronavoucher: Pessoas sem direito ao auxílio fazem filas em agências da Caixa

Além disso, ele ressaltou que não é necessário que as pessoas formem filas de madrugada em frente as agências, visto que todos que chegam até as 14h para receber informações sobre o coronavoucher estão sendo atendidos

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião