Para conter coronavírus, viagens da Europa aos EUA são suspensas

O presidente estadunidense, Donald Trump, informou, na última quarta-feira (11), que viagens de países europeus aos Estados Unidos estão suspensas por 30 dias. A medida de contenção tomada pela Casa Branca é motivada pelo avanço dos casos do coronavírus (Covid-19).

Após o discurso de Trump, o Departamento de Segurança Nacional publicou uma nota dizendo que as novas normas valem para estrangeiros que estiveram nos 26 países da Zona Schengen nos 14 dias anteriores à tentativa de volta aos Estados Unidos.

Trump, em seu pronunciamento, salientou que o Reino Unido não entra na medida tomada pelo governo. Além disso, as restrições não se aplicam a quem possui residência fixa nos Estados Unidos e “parentes imediatos” no país norte-americano.

pic.twitter.com/YioC9eARdP

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 12, 2020

O mandatário afirmou que os norte-americanos estão “respondendo com grande velocidade e profissionalismo” à crise. Trump acusou a Europa de não ter tomado medidas emergenciais para evitar o crescimento da doença.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

O Departamento de Estado estadunidense emitiu um aviso aconselhando os cidadãos a repensarem suas viagens marcadas ao exterior devido ao risco de infecção. A autarquia salientou que as medidas tomadas se estendem ao transporte de mercadorias. Até a noite da última quarta-feira, mais de mil casos já haviam sido confirmados nos Estados Unidos. 36 pessoas morreram.

Trump havia minimizado o coronavírus

Embora exista a preocupação acerca da desaceleração da economia norte-americana por conta da epidemia, Trump já havia minimizado os efeitos da disseminação do coronavírus. O mandatário afirma que a imprensa adota um tom alarmista e está inflando os dados sobre o coronavírus para prejudicá-lo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Na última segunda-feira (9), Trump publicou no Twitter uma comparação de dados da letalidade da gripe comum com o surto atual, com o intuito de conter a importância do assunto.

So last year 37,000 Americans died from the common Flu. It averages between 27,000 and 70,000 per year. Nothing is shut down, life & the economy go on. At this moment there are 546 confirmed cases of CoronaVirus, with 22 deaths. Think about that!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 9, 2020

Trump, no entanto, na última quarta-feira, reafirma seu tom positivo. O mandatário afirma que a situação não é uma crise financeira e que serão tomadas ações de emergência. “Isso é apenas um momento temporário que vamos superar como nação e como mundo”, disse.

Pandemia

Horas antes do discurso de Trump, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o coronavírus como uma pandemia.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, tinha afirmado na semana passada que os epidemiologistas da organização estavam monitorando constantemente o desenvolvimento do coronavírus. Segundo a organização internacional, atualmente há mais de 118 mil casos em 114 países, com 4.291 pessoas que já morreram por causa da epidemia.

“A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer “, declarou Ghebreyesus,

Saiba mais: Argentina tem primeiro caso confirmado

“Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”, disse o diretor.

Segundo a OMS, os casos de infectados e o número de mortes nos países atingidos poderia aumentar nas próximas semanas. Nos últimos 15 dias, o número de casos de coronavírus fora da China aumentou 13 vezes, enquanto o número de países afetados triplicou.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião