Coronavírus: universidade russa conclui com sucesso teste de vacina

A Universidade de Sechenov, da Rússia, informou que os testes clínicos de uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) foram concluídos. A chefe da pesquisa, Elena Smolyarchuk, em entrevista à agência russa “TASS”, afirmou que o estudo e as aplicações mostraram que a vacina é efetiva contra a doença. Segundo informações divulgadas pelo “Moscow Times”, a ideia inicial do país é distribuir o a substância já em agosto.

A vacina desenvolvida pelo Gamaleya Institute, entretanto, na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS), está em “fase 1 de testes”. Com isso, ela não poderia ser distribuída já no mês que vem. Isso porque necessitaria ser aprovada em três fases de testes.

Mesmo assim, Smolyarchuk salienta que a vacina desenvolvida é seguro. “A pesquisa foi concluída e mostrou que a vacina é segura. Os voluntários serão liberados nos dias 15 e 20 de julho”, disse a pesquisadora.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A fase 1 de testes de uma vacina consiste na comprovação de sua segurança  em seres humanos. Após isso, na segunda fase, há a tentativa de demonstrar que produz imunidade contra o determinado vírus. Por último, na 3ª fase a eficácia da vacina é testada.

Para que uma vacina possa ser disponibilizada para a população, ela precisa, ainda, de um registro sanitário.

A Rússia é um dos países mais afetados pela pandemia de coronavírus no mundo. O país só fica atrás de Estados Unidos, Brasil e Índia, de acordo com informações da Universidade Johns Hopkins. A Rússia possui 733.699 infectados e contabiliza 11439 mortes pela doença.

De acordo com a OMS, apenas duas vacinas contra o coronavírus estão em fase final: a da empresa AstraZeneca em conjunto com Universidade de Oxford e a da chinesa Sinovac.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião