Coronavírus: UE anuncia suporte de 100 bi de euros a empregos de curto período

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta quinta-feira (22) o suporte de 100 bilhões de euros para empregos de curto período, com os primeiros Estados membros a receberem o apoio sendo Itália, Espanha e Polônia, os considerados mais atingidos pela crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em pronunciamento, as três nações foram descritas como “duramente atingidas pela crise” do coronavírus. Desta forma, a presidente da Comissão afirmou que o órgão da União Europeia (UE) fará todo o possível para manter os europeus em seus empregos e mitigar os efeitos gerados pela pandemia.

Além disso, Ursula declarou que “O dinheiro irá para eles muito rápido”, e “isso é só o começo”, concluiu, indicando que 14 outros países europeus também receberão verbas.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

PIB da União Europeia contrai 3,8% no primeiro trimestre de 2020

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro caiu 3,8% no primeiro trimestre deste ano, em comparação aos últimos três meses do ano passado. Essa é a maior queda trimestral desde 1995, início da série histórica. As informações revisadas foram divulgadas no dia 15 de maio pela agência de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat.

O resultado oficial está alinhado com o que analistas consultados pelo jornal “The Wall Street Journal” estimavam. Em relação ao período de janeiro a março de 2019, o PIB caiu 3,2%.

Saiba Mais: PIB da União Europeia contrai 3,8% no primeiro trimestre

Já em termos anualizados, a economia dos países que compõem a UE caiu 14,2%. A expectativa inicial, porém, era de um tombo de 14,4% na mesma base comparativa.

Ainda segundo a Eurostat, devido à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a taxa de desemprego dos países da zona do euro subiu, em média, para 7,4% em março, frente a taxa de 7,3% em fevereiro. No primeiro trimestre do ano passado, a taxa era de 6,6%.

Com informações do Estadão Conteúdo

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião