Coronavírus: contrato de trabalho pode ser suspenso por até quatro meses

O presidente Jair Bolsonaro autorizou, por meio de uma Medida Provisória (MP) divulgada no Diário Oficial da União (DOU) no último domingo (22), a suspensão de contratos de trabalho por até quatro meses. A medida trata-se de uma forma de ajudar a sustentar as empresas do País durante o avanço do coronavírus (Covid-19).

Durante este período de contenção ao coronavírus, o trabalhador não receberá salários, mas deixará de trabalhar. No entanto, de forma compensatória, a companhia será obrigada a oferecer cursos de qualificação online para o trabalhador e a manter benefícios estipulados em contrato, com o plano de saúde.

De acordo com a MP, a negociação individual entre o trabalhador e o empregador ficará acima de acordos coletivos e da lei trabalhista, mas preservando os direitos previstos na Constituição. A medida tem um prazo de 60 dias para ser votada no Congresso Nacional, caso contrário, perderá a validade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Banner-Noticias-1000x325-1.png

Além disso, de acordo com o texto, o empregador poderá conceder uma ajuda compensatória mensal, “sem natureza salarial”, mas “com valor definido livremente entre empregador e empregador, via negociação individual”. Caso haja interesse na suspensão do contrato de trabalho, bastará uma acordo individual com ambas as partes. A suspensão terá de ser registrada em carteira de trabalho.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

Ademais, durante o período de calamidade pública no País, a MP prevê, como forma de enfrentamento dos efeitos econômicos e para a preservação do emprego e da renda, as seguintes medidas:

  • Teletrabalho (home office)
  • Antecipação de férias individuais
  • Concessão de férias coletivas
  • Antecipação de feriados
  • Banco de horas
  • Suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho
  • Suspensão do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) referentes a março, abril e maio

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), “é lícita, em caso de força maior ou prejuízos devidamente comprovados, a redução geral dos salários dos empregados da empresa, proporcionalmente aos salários de cada um, não podendo, entretanto, ser superior a 25% (vinte e cinco por cento), respeitado, em qualquer caso, o salário mínimo da região”.

Até 8h desta segunda-feira (23), as secretarias estaduais de Saúde do Brasil confirmaram 1.620 casos do coronavírus. Ao todo, são 25 mortes: 22 em São Paulo e três no Rio de Janeiro. Segundo a universidade norte-americana John Hopkins, no mundo inteiro já são 341,7 mil infectados em todo o mundo, com mais de 15 mil vítimas.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião