Coronavírus: SP anuncia plano para reabrir economia a partir de maio

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (22) alguns detalhes sobre a reabertura gradual da economia do Estado a partir do dia 11 de maio. As restrições no funcionamento de setores considerados não-essenciais é uma das formas de combate ao coronavírus (covid-19).

“São Paulo não parou, o Estado faz a quarentena mais equilibrada do País. Fizemos isso de forma equilibrada, sensata”, disse Doria em entrevista coletiva. O governador ressaltou que a economia foi reduzida por conta do surto da doença e não por conta da quarentena em si. Vale destacar que o Estado de São Paulo é responsável por 30% do PIB brasileiro.

Doria também destacou que, no Estado, “a política e a economia não se sobrepõem à orientação da saúde e da medicina”.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

O vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, complementou a fala de Doria salientando que 74% da economia paulista permaneceu funcionando desde o primeiro dia da quarentena em São Paulo. A quarentena em São Paulo irá durar, oficialmente, ao todo, 47 dias.

Diferentes níveis de abertura do comércio em cada município do Estado

De acordo com Doria, um dos primeiros passos que serão realizados pelo governo é a segmentação dos municípios de acordo com a situação da pandemia e a capacidade do sistema de saúde de cada região.

O governador João Doria, no entanto, não deu detalhes sobre os estabelecimentos que poderão voltar a funcionar após o final da quarentena em decorrência do novo coronavírus, a partir do dia 11 de maio.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião