Coronavírus: segundo OCDE, cenário “está maduro para corrupção”

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) alertou os governos, nessa quarta-feira (27), para que assumam medidas a fim de evitar corrupção e suborno durante o combate a pandemia de coronavírus (Covid-19) e no processo de recuperação econômica.

A OCDE salientou que a pandemia de coronavírus acabou criando um cenário “maduro” para a corrução e o suborno. De acordo com a entidade, os governos ao redor do mundo deveriam assumir planos para garantir a honestidade em relação as compras públicas.

Segundo a Organização, países ao redor do globo adquiriram equipamentos médicos para combater a nova doença por meio de medidas emergenciais de compras públicas. Frente a isso, seria possível que a proliferação de produtos abaixo do padrão, bem como a elevação dos preços e o suborno estivessem crescendo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A OCDE ainda destacou no documento que alguns riscos de corrupção são imediatos, devido a ações tomadas para mitigar as crises econômica e de saúde. Ademais, acrescentou que outros riscos devem surgir no médio e longo prazo à medida que as ações emergenciais contra o vírus tiverem maior efeito.

A Organização acredita que atuar sobre os riscos de corrupção seja algo fundamental para que a confiança nas instituições sejam protegidas, bem como a confiança no governo em relação as respostas à crise.

Coronavírus trouxe colapso econômico sem precedentes, diz OCDE

De acordo com indicadores da OCDE, a pandemia de Covid-19 trouxe um “colapso sem precedentes” nas maiores economias do mundo em abril. Dentre os países, Brasil e Rússia estão entre as maiores baixas.

Veja também: Coronavírus: OCDE prevê o menor crescimento global desde 2009

Os Indicadores Compostos Avançados (CLI, na sigla em inglês) demonstraram que o coronavírus trouxe um “impacto severo” para as economias mais fortes do planeta, na sua produção, consumo, e confiança dos empresários e consumidores.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião