Balanços da semana

Coronavírus: Reino Unido se torna o país com mais mortes na Europa

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já matou cerca de 32,3 mil pessoas no Reino Unido, ultrapassando, nesta terça-feira (5), a Itália, e se tornando o país com mais mortes em território europeu.

O Reino Unido possui a maior taxa de mortalidade oficial da Europa. Isso poderá fazer com que a pressão política sobre o primeiro-ministro Boris Johnson seja elevada. O premiê britânico implementou medidas de distanciamento social no país, com o intuito de mitigar a disseminação do coronavírus, apenas no final de março, demorando mais que outros líderes europeus.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora!

No dia 23 de março, Johnson anunciou que os britânicos “só estariam autorizados a deixar suas casas para fazer compras, exercício físico ou trabalhar, caso seja absolutamente necessário”. À época, o primeiro-ministro disse que adotou as medidas contra sua vontade, e que as mesmas seriam revisadas dentro de três semanas, sendo, possivelmente, amenizadas. Não foi o que ocorreu.

Partidos de oposição questionaram sua decisão de postergar o isolamento enquanto os hospitais na Itália já estavam ficando sobrecarregados. Opositores também questionam o governo dizendo que o início dos testes de coronavírus e o envio de equipamentos de proteção aos profissionais de saúde foram realizados de forma tardia.

Nesta terça-feira (5), as informações semanais do Escritório Nacional de Estatísticas britânico somaram mais de sete mil mortes na Inglaterra e no País de Gales. No entanto, o número real pode ser muito maior.

O departamento estatal informou que morreram 33.593 pessoas a mais em comparação a média até 24 de abril na Inglaterra e no País de Gales, quando se compara este número com os 27.365 casos em que a doença esteve nos certificados de óbito.

Coronavírus no mundo

O isolamento na Espanha, ainda o país mais atingido na Europa em quantidade de casos confirmados, foi flexibilizado desde o final de abril. O país já reportou mais de 218 mil infectados e 25,42 mil mortes em decorrência do coronavírus.

Na Itália, ultrapassada nesta semana pelo Reino Unido, foram registradas ao menos 29,31 mil mortes pelo Covid-19 e mais de 213 mil mil casos até a última segunda-feira. De forma similar ao Reino Unido, no início da pandemia o país custou a implementar medidas de isolamento social para mitigar os efeitos da pandemia.

Saiba mais: Roche obtém aprovação para testes de anticorpos de coronavírus

Até o início da tarde desta terça-feira, as secretarias estaduais de Saúde reportaram 110.156 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com 7.485 mortes. O País é o 9º mais impactado pela doença em todo o mundo.

Segundo a universidade norte-americana John Hopkins, desde o primeiro caso confirmado, o coronavírus já matou 70,11 mil pessoas no território dos Estados Unidos. Mais de 1,18 milhão de pessoas foram infectadas, fazendo com que o país se tornasse o novo epicentro da doença no planeta.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião