Coronavírus coloca recuperação da economia global em risco, diz FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou nesta quarta-feira (19) que a epidemia de coronavírus pode trazer riscos para a recuperação da economia global em 2020. A autoridade monetária prevê um avanço econômico de 3,3% neste ano, com queda de 0,1 ponto percentual ante a projeção anterior.

De acordo com uma nota enviada pelo FMI para autoridades do G20, o surto de coronavírus já interrompeu o avanço econômico da China, que possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) global.

A organização internacional ressaltou ainda que os desastres climáticos e as tensões comerciais entre os Estados Unidos e China também deverão afetar a recuperação da economia mundial.

De acordo com a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, a doença indica como os imprevistos podem afetar um cenário de recuperação frágil. Além disso, Georgieva pediu que os países trabalhem para conter outras incertezas econômicas e climáticas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“A incerteza está se tornando o novo normal. Embora algumas incertezas – como doenças – estejam fora do nosso controle, não devemos criar novas incertezas onde possamos evitá-las”, afirmou a diretora.

Impactos do coronavírus para o PIB da China

De acordo com o presidente da China, Xi Jinping, o país asiático poderá atingir a sua meta de crescimento econômico deste ano, mesmo em meio ao surto da epidemia do Covid-19.

Saiba mais: Coronavírus: China pode cumprir meta de crescimento mesmo com epidemia, diz Xi Jinping

O mandatário afirmou que a economia chinesa permanece resiliente, à medida que os esforços para conter o avanço do coronavírus aumentam. Entretanto, as informações mais recentes sobre a epidemia demonstram um aumento no número de mortos.

Segundo informou a Comissão Nacional de Saúde da China nesta terça-feira, a doença oriunda na província de Hubei matou mais 98 pessoas, totalizando 1,86 mil. As autoridades sanitárias chinesas também elevaram para 72,43 mil o número de contagiados pela epidemia.

Foram registrados 11,74 mil casos graves de coronavírus, já 12,55 mil se recuperaram e receberam alta médica. O governo acrescentou que 560,90 mil pessoas que tiveram contato próximo com os infectados já foram monitorados.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião