Coronavírus trará queda vertiginosa para o comércio global, diz OMC

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o volume do comércio internacional deverá continuar caindo vertiginosamente no primeiro semestre deste ano. A previsão foi divulgada pela Organização Mundial do Comércio (OMC), nesta quarta-feira (20), por meio do seu Barômetro de Comércio de Mercadorias.

O índice, que foi criado em 2016, caiu para 87,6, o menor da série histórica. Segundo a organização, isso representa “uma forte contração no comércio mundial que se estende até o segundo semestre” de 2020, ao passo que os efeitos do coronavírus vão sendo mitigados.

O objetivo do índice é levantar informações em tempo real sobre o volume e trejetória do comércio de mercadorias internacionais em relação aos seus resultados recentes, complementando estatísticas e previsões da organização para com seus pares.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora.

Dessa forma, o nível de 100 representa um resultado em linha com seus indicadores recentes. Um nível acima de 100 significa um avanço do comércio de mercadorias internacionais, enquanto qualquer resultado abaixo de 100 equivale a uma retração em comparação às tendências.

A OMC ressalta que o barômetro tem capturado as informações desde o início da pandemia e que, segundo suas estimativas, os impactos negativos ainda não estão chegando ao fim.

Sendo assim, o índice demonstra que o desempenho do comércio global é condizente com a previsão realizada pela organização no mês passado, quando a OMC revelou que espera uma contração entre 13% e 32% no volume de mercadorias transacionadas. A estimativa leva em consideração o nível de eficiência dos governos em conter a pandemia.

Segundo a OMC, todos os componentes do barômetro estão abaixo da faixa das tendências recentes. São eles:

  • Produtos automotivos (79,7)
  • Encomendas de exportação (83,3)
  • Frete de contêineres (88,5)
  • Frete aéreo (88,0)

A organização salienta que tais resultados demonstram um colapso no segmento de fabricação e venda de veículos nas principais economias, e que a fraqueza comercial irá persistir no curto prazo.

Veja também: Desglobalização: o mundo pós-coronavírus?

Apenas os componentes de produtos eletrônicos (94) e primas agrícolas (95,7) demonstram sinais de estabilidade, por mais que ainda estejam abaixo da linha de tendência.

Coronavírus complementou desaceleração do comércio

A OMC reforçou o fato de que as exportações e importações já apresentavam certa desaceleração desde o ano passado, devido às tensões comerciais entre China e Estados Unidos, as duas maiores potências econômicas do planeta. O coronavírus veio a complementar a retração do comércio global.

Em 2019, segundo a organização, o volume do comércio em todo o mundo caiu 0,1%. Esse foi o primeiro declínio anual desde 2009, quando o planeta enfrentava as consequências da crise do subprime.

Emborda o último trimestre do ano passado já tenha apresentado uma contração, a entidade diz ser improvável que o coronavírus tenha impactado seus resultados, uma vez que surgiu no final do ano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu o primeiro alerta referente ao vírus em 31 de dezembro.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião