Coronavírus: PNAD e IPCA não terão dados coletados pessoalmente

O PNAD e o IPCA não serão mais coletados presencialmente. As pesquisas serão feitas por telefone e via internet por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O Ministério da Saúde orientou que as pesquisas sejam feitas desse modo por uma questão de saúde pública, em relação ao coronavírus. E assim, não será necessária a interrupção da divulgação dos dados.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem a finalidade medir o desemprego no Brasil, para auxiliar na criação de políticas públicas.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também é medido pelo IBGE, e informa a inflação brasileira.

Saiba mais: Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

O Instituto fará por telefone as coletas do PNAD, e via internet o IPCA. Contundo, o IBGE pede a compreensão de todos para que atendam o telefone e respondam a pesquisa.

Os dados coletados online pelo IPCA incluem informações como:

  • Itens alimentícios;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Produtos de limpeza;
  • Roupas;
  • Alimentação em restaurantes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O IBGE ainda estuda outros meios de coleta, que serão testados e avaliados, para que os dados continuem sendo divulgados.

Governo também anuncia medidas contra coronavírus

O Governo Federal do Brasil informou o fechamento de fronteiras brasileiras com os países vizinhos da América do Sul, por conta da pandemia de coronavírus. A informação foi publicada nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial da União.

A medida anunciada pelo governo proíbe a entrada de estrangeiros oriundos dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai e Peru.

Contudo, o  governo destaca que a providência é apenas temporária. Por enquanto, a medida tem o prazo de 15 dias de duração.

Em comunicado oficial, o governo informa que “a restrição de que trata esta Portaria decorre de recomendação técnica e fundamentada da Anvisa por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do coronavírus SARS-CoV-2“.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião