Coronavírus: OMS diz que pandemia está acelerando

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta segunda-feira (23) que a pandemia de coronavírus (covid-19) está acelerando. A avaliação  foi motivada pelo rápido avanço do número de casos confirmados no mundo.

De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, foram necessários 67 dias até que 100 mil pessoas estivessem infectadas com o coronavírus no mundo. Entretanto, em somente 11 dias o número chegou a 200 mil. Além disso, o número saltou para 300 mil infectados com quatro dias.

“Mas não somos prisioneiros das estatísticas. Não somos espectadores impotentes. Podemos mudar a trajetória da pandemia da covid-19. Os números são importantes porque não são apenas números. São pessoas cujas vidas e famílias foram viradas de cabeça pra baixo”, afirmou Ghebreyesus.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

O diretor-executivo da organização afirmou ainda que pedirá aos países membros do G20 que não proíbam as exportações de equipamentos médicos. Segundo Ghebreyesus, é necessário ampliar a fabricação destes produtos.

Ademais, o diretor anunciou uma parceria entre a OMS e a Fifa para combater o avanço do coronavírus. Ghebreyesus afirmou que a organização doou US$ 10 milhões (cerca de R$ 51,3 milhões) para ajudar a conter a doença.

Impactos do coronavírus para as Olimpíadas de Tóquio

Durante a coletiva com jornalistas realizada nesta segunda-feira, o diretor-executivo do Programa de Emergências da OMS, Mike Ryan, afirmou que o governo do Japão e o Comitê Olímpico Internacional (COI) devem se pronunciar sobre um possível adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio em até 30 dias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Segundo o diretor-executivo, cabe ao país asiático e ao comitê a decisão de adiar ou não as Olímpiadas. No entanto, Ryan ressaltou que a hipótese já está sendo discutida. Atualmente, o evento está agendado para começar no dia 24 de julho e terminar em 9 de agosto.

“Temos confiança de que o governo japonês e o COI não realizarão nenhum evento se for perigoso para os atletas e os espectadores. O futuro dos Jogos de Tóquio está sendo observado de perto neste momento”, afirmou Ryan sobre o possível cancelamento dos jogos em decorrência do coronavírus.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião