Coronavírus: OMC, OMS e FAO pedem menores resistências no comércio

Os diretores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), e da Organização Mundial do Comércio (OMC) em declaração conjunta nesta terça-feira (31), solicitaram aos governos que minimizem o impacto das restrições fronteiriças ao comércio relacionadas ao coronavírus (Covid-19).

“Agora é a hora de mostrar solidariedade, agir de forma responsável e aderir ao nosso objetivo comum de melhorar a segurança alimentar, a segurança alimentar e a nutrição e melhorar o bem-estar geral das pessoas em todo o mundo”, informa a nota em alusão à crise do coronavírus. Assinaram a declaração QU Dongyu, diretor da FAO, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS e Roberto Azevêdo, diretor da OMC.

Milhares de pessoas ao redor do mundo dependem das transações comerciais entre as nações em relação a suprimentos alimentícios. Por conta disso, as organizações internacionais orientam os governos para tomarem cuidado com as “consequências não intencionais no comércio e segurança alimentar” de todo o planeta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

De acordo com a declaração, a incerteza sobre a disponibilidade de alimentos pode desencadear uma onda de restrições à exportação, criando uma escassez no mercado global, o que poderia acarretar em um desequilíbrio da oferta e demanda dos alimentos, um alta custos e volatilidade de preços.

Os diretores afirmaram que “temos de impedir a repetição de tais medidas prejudiciais. É em momentos como este que mais, e não menos, cooperação internacional se torna vital”.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

Kristalina Georgieva, diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), salientou na última semana que é necessário apoiar os países mais pobres, que serão particularmente impactados pelo coronavírus, tanto economicamente como na saúde.

Segundo a instituição, a pandemia do coronavírus pode trazer consequências iguais ou piores à crise financeira enfrentada em 2008.

Segundo os diretores-gerais, “agora é a hora de mostrar solidariedade, agir com responsabilidade e aderir ao nosso objetivo comum de aumentar a segurança alimentar, a segurança alimentar e a nutrição e melhorar o bem-estar geral das pessoas em todo o mundo”, em resposta ao coronavírus.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião