Coronavírus: OCDE prevê que 20% da produção no Brasil será afetada

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima que 20% da produção no Brasil será prejudicada pelas medidas tomadas para diminuir e conter a pandemia de coronavírus. A afirmação foi divulgada nesta sexta-feira (27).

De acordo com a OCDE, os impactos no avanço do Produto Interno Bruto (PIB) dependerão do tempo de paralisação de cada país. Além disso, também vai variar pelo tamanho da redução dos serviços de cada nação. “Nossas estimativas mais recentes mostram que o bloqueio afetará diretamente setores que representam até um terço do PIB nas principais economias”, afirmou Ángel Gurria, secretário-geral da OCDE, aos líderes do G20 na última quinta-feira (26).

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

A agilidade para tomar medidas relacionadas a apoios monetários também irá influenciar o cálculo da economia de cada país, segundo a OCDE.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Brasil, China e Índia devem perder cerca de 20% em produção. Já no Japão, Alemanha e Espanha a perda de produção deve ser em torno de 30%, segundo a OCDE.

“Calculamos que, para cada mês de quarentena, haverá uma perda de 2 pontos percentuais no crescimento anual do PIB [das principais economias]. Somente o setor do turismo enfrenta uma diminuição da produção entre 50% a 70% nesse período. Muitas economias cairão em recessão”, afirmou Gurría.

Crescimento da economia global em 2020, segundo a OCDE

No início deste mês, a OCDE fez projeções de que os impactos causados pelo coronavírus (Covid-19) fariam com que a economia global em 2020 crescesse 2,4%, menor nível de expansão desde 2009, durante a crise financeira mundial.

A estimativa anterior da OCDE era um crescimento de 2,9%. “As perspectivas econômicas globais permanecem moderadas e muito incertas devido ao surto de coronavírus“, destacou a organização em um relatório, citando o risco de retração na economia global na primeira metade deste ano.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião